O Comandante da PM do 4º BPM de Ponta Porã, Ten Cel Santos Melo, em contato com a direção do site Pontaporainforma, falou acerca do trabalho que a polícia desenvolve em relação a contenção de aglomeração devido a pandemia pelo Covid-19 na cidade e enfatizou que a intenção principal da polícia é a prevenção.
O governo do Estado publicou Decreto mais rígido cujo objetivo principal e diminuir o número de pessoas internadas dos hospitais, visto que quanto mais aglomeração, mais é a chance de pessoas se contaminarem e levar o vírus para casa, contaminando dessa feira, pais, avós e crianças.
“Visando o cumprimento do Decreto na sua íntegra, com toque de recolher das 05 às 20h nos dias de semana e até as 16h nos fim de semana, a intenção principal é prevenir, não queremos prender ninguém, por isso contamos com a ajuda da população para que tenham consciência e não se aglomerem, porque com ou sem fiscalização, a transmissão do vírus continua, é real, então é preciso um empenho e consciência da população em tomar cuidado.”, lembrou o Ten Cel Santos Melo.
Santos Melo informou que uma ação conjunta entre Polícia Militar, Vigilância Sanitária, Guarda Municipal e Corpo de bombeiros será realizada e que quem estiver descumprindo o Toque de Recolher seja penalizado com as sanções legais, por issoo bom senso deve prevalecer por parte da comunidade local.
Fato é que se houvesse um respeito maior, uma conscientização maior em relação a aglomeração e a letalidade do vírus, o Governo não precisaria implantar toque de recolher, pois consequentemente os hospitais não estariam lotados e não haveria necessidade de tal medida.
Sair somente para trabalhar, ir só um membro da família no supermercado evitando levar crianças, preferir pedir delivery, evitar aglomeração/ajuntamento, manter distanciamento, usar a máscara, lavar as mãos e não tocar os olhs, boca, nariz; usar alcool em gel, não dividir narguile ou tereré, são medidas eficazes e que ajudam no combate a essa doença ainda tão misteriosa para a ciência.
Com a real consicentização das pessoas não terá toque de recolher, comércios funcionarão, empregos serão mantidos, mas a hora agora é de olhar e pensar no outro.
Faça a sua parte. Colabore! Vamos todos se unir para diminuir o número de internações e mortes por Covid.