04/12/2013 07h20
Evento dá destaque às ações dos municípios em prol dos pequenos negócios.
Divulgação (TP)
O Congresso Sul-Mato-Grossense de Compras Públicas foi aberto oficialmente na manhã de ontem terça-feira (3), na sede do Sebrae em Campo Grande, e contou com a presença de diversos prefeitos e autoridades do estado, além de agentes de desenvolvimento e representantes da administrações municipais.
“Queremos mostrar os caminhos que existem para a valorização dos pequenos negócios em cada cidade; tornar mais eficiente a relação entre estas empresas e o poder público”, destacou o presidente da Famasul e do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS, Eduardo Riedel. “Não existe competitividade sem uma gestão púbica eficiente”, reforçou.
O superintendente do Sebrae no MS, Cláudio Mendonça, alertou os prefeitos para que deem atenção às micro e pequenas empresas que já existem no território. “Em um município com centenas de empresas na área comercial, se cada uma que gerar ao menos um emprego, já equivale ao impacto de um negócio de médio porte na economia local”, exemplifica.
Para Tereza Cristina Correa da Costa, presidente do Fórum Regional Permanente das Micro e Pequenas Empresas, a orientação é que os prefeitos permaneçam com a vontade de ter novas ideias e trabalhem em cima da Lei Geral para gerar resultados. “É fundamental seguirmos as regras para que possamos desenvolver realmente as compras públicas com empresas de dentro do nosso município”, complementou o presidente da Assomasul, Douglas Figueiredo.
Premiação e números
Na ocasião, foi realizada a premiação do Prêmio Sebrae Agente de Desenvolvimento, estruturado em parceria com Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e UFMS. A iniciativa visa reconhecer o trabalho dos agentes locais de desenvolvimento para aplicar a Lei Geral e fomentar o crescimento dos pequenos negócios e da economia da cidade.
O vencedor foi Helder Luiz Soares, de Sonora; em 2º lugar ficou Elaine Branquinho, de Ivinhema e, na terceira colocação, empatados, Regiane Marques (Dourados) e José Teixeira (Chapadão do Sul).
Após a solenidade, a diretora técnica da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Elena Garrido, mostrou alguns números sobre a situação econômica dos municípios brasileiros e do MS caso algumas leis entrassem em vigor, e o trabalho que a entidade realiza para conseguir junto ao governo federal políticas de incentivo ao desenvolvimento sustentável territorial. “Representamos 5.568 prefeitos do Brasil”, ressaltou.
O evento
O Congresso Sul-Mato-Grossense de Compras Públicas segue até todo o dia desta quinta e também sexta-feira; promovendo no último dia o Fomenta, rodada de oportunidades que reúne proprietários de micro e pequenas empresas com representantes de órgãos públicos, para se informarem sobre as formas de realização de negócios.
A ação faz parte do Fórum Regional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte e conta com o apoio da Assomasul, CNM (Confederação Nacional dos Municípios), Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e TCE/MS.
