‘Situação de caos’: Pacientes graves com Covid decolam de MS rumo à SP

O voo que estava previsto para às 16h, só iniciou o taxiamento às 18h — Foto: Reprodução

Com as pessoas que foram neste domingo (6) para São Paulo, Mato Grosso do Sul soma 14 pacientes com Covid enviados a outros estados, para o tratamento da doença.

Cinco pacientes de Mato Grosso do Sul, em estado grave para Covid decolaram, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), rumo à São Paulo. As pessoas devem chegar na capital paulista às 21h (horário de Brasília), deste domingo (6), e serão encaminhadas para dois hospitais.

A decolagem dos pacientes estava prevista para às 16h deste domingo, porém o taxi da aeronave começou o a ser feito por volta das 18h e levantou voo rumo à São Paulo, às 18h25.

O envio de pacientes se fez necessário diante da “situação de caos” que Mato Grosso do Sul vem enfrentando, em relação à Covid. Hospitais estão super lotados, neste domingo, o número de pessoas à espera de vagas chegou a 251 e a falta de alguns medicamentos.

No início deste domingo (6), a secretaria estadual e Saúde (SES) havia informado ao G1 que seriam enviados apenas três pacientes a São Paulo, porém, irão cinco neste voo. A secretaria informou que são dois pacientes de Campo Grande e três de Maracaju (MS), a 157 km da capital.

'Situação de caos': Pacientes graves com Covid decolam de MS rumo à SP
As ambulâncias com os pacientes chegaram por volta das 16h, na base aérea de Campo Grande — Foto: Reprodução

A nova leva de transferências, desta vez para São Paulo, ocorre após uma reunião da equipe do governo do estado com representantes de várias instituições e dos ministérios da Saúde e da Defesa.

O avião da FAB com os cinco pacientes decolou de Campo Grande com destino o aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Os pacientes serão encaminhados para o Hospital Geral Vila Penteado e o Hospital Estadual Metropolitano Santa Cecília.

Transferências para outros estados

As transferências de sul-mato-grossenses para outros estados começaram na quarta-feira (2). Uma paciente de Bonito foi encaminhada para Porto Velho, em Rondônia. O estado havia oferecido 10 leitos de UTI (unidade de terapia intensiva) ao governo de Mato Grosso do Sul.

Na sexta-feira (4), mais 7 pacientes de Dourados seguiram para Rondônia, e, no sábado (5), mais um caso grave, desta vez do município de Itaquirai, foi enviado para o estado, totalizando nove transferências.

O secretário estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende, agradeceu o gesto humanitário dos governos de São Paulo e Rondônia. ”Seremos eternamente gratos com São Paulo, assim como Rondônia, por essa ajuda tão importante neste momento crítico que Mato Grosso do Sul está enfrentando”, destacou.

Resende chegou a cogitar transferir pacientes para o Espírito Santo, mas o governador do estado, Renato Casagrande (PSB) afirmou que, neste momento, não pode receber.

‘Situação de Caos’

'Situação de caos': Pacientes graves com Covid decolam de MS rumo à SP
Em hospitais de Mato Grosso do Sul, pacientes que vão à UTI estão sendo escolhidos — Foto: Ascom HRMS/Reprodução

Rosana Leite, diretora presidente do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), referência no atendimento à pacientes com Covid, descreve o atual cenário da pandemia em Mato Grosso do Sul como “caos”.

Diante do colapso no sistema de Saúde, o HRMS começou a adotar um protocolo de escolha de pacientes que precisam ser encaminhados à uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

A informação do novo protocolo foi afirmada pela diretora-presidente do HRMS, Rosana Leite, que ainda mencionou que “os pacientes mais jovens e os pacientes que estão em cateter ou máscara” são aqueles que estão sendo levados ao hospital, para um leito de UTI.

'Situação de caos': Pacientes graves com Covid decolam de MS rumo à SP

Fonte: G1 MS