Em Ponta Porã, tudo pronto para maior campanha de vacinação da região de fronteira

Fotos: Tião Prado - Pontaporainforma

Seis mil serão vacinadas por dia nos três locais estarão funcionando como postos de vacinação.

Já esta tudo pronto para a maior campanha de vacinação que a cidade de Ponta Porã já teve noticia, é a campanha de vacinação contra o Covid-19, onde 50 mil pessoas vão passar pelos postos de vacinação a partir das 7 horas da manha desta sexta-feira dia 2 de Junho de 2021.

As vacinas distribuídas da marca Janssen fazem parte de um projeto que reúne entre outras parcerias a Universidade Federal do Mato Grosso Sul que estará acompanhando todo trabalhado que será realizado na cidade nas demais cidades de fronteira do estado, com a Bolívia, em Corumbá, e com o Paraguai em mais 12 cidades incluindo assim Ponta Porã.

A prefeitura de Ponta Porã através da Secretaria de Saúde mobilizou um verdadeiro batalhão de pessoas que estarão trabalhando em três períodos, começando sempre as 7 horas da manha e indo até as 23 horas, com a idéia de vacinar 6 mil vacinas por dia, pois serão três turmas de vacinadores, um por período.

Segundo o Secretário-Adjunto de Saúde Frederico Moraes falando a reportagem do site Pontaporainforma na tarde desta quinta-feira (01), disse que as vacinas já saíram de Campo Grande e estão sendo transportada para Ponta Porã, por questão se segurança as vacinas serão armazenadas dentro do 11º RCMEC e ficara sob a guarda do quartel, para isso já foram instalado na unidade militar as geladeiras e os  Freezers para guardar as vacinas, e elas serão liberadas todos os dias para serem usadas.

Os  locais de vacinação já estão prontos, o maior ponto de concentração sem duvida será no Centro de Convenções onde foi preparado uma praça de vacinação, estão instaladas as três carretas de vacinação, uma grande tenda para servir de apoio enquanto as pessoas aguarda a sua vez.

Estarão funcionando como postos de vacinação os Ginásios de Esportes do Grande Marambaia e o Ginásio de Esportes Hiran Garcette na região dos Ipês.

 Nesta sexta-feira (2), estarão serão vacinadas as pessoas com idade de 36 anos acima, sábado (3), as pessoas com 32 anos, no domingo (4), as pessoas com 28 anos, segunda-feira (5), as pessoas com 28 anos, terça-feira (6), as pessoas com 21 anos acima e na quarta-feira (7), as pessoas com 18 anos acima.

As pessoas devem levar os seguintes documentos RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de residência, e apresentação de no mínimo um comprovante de vinculo com o município, seja o titulo de eleitor, carteira de trabalho ou cadastro de usuário em algum programa social do município de Ponta Porã.

Chegando na entrada as pessoas vão se apresentar, em seguida serão encaminhadas para o Centro convenções onde será feito o cadastro, após feito os cadastros elas serão encaminhadas para uma das três carretas, serão colocadas cadeiras para maior comodidade e em seguida vai receber a vacina.

Vão estar colaborando com essa campanha homens do 11ºRCMEC eda Guarda Municipal de Ponta Porã.

O estudo:

 A iniciativa faz parte de estudo do VEBRA COVID-19 (Vaccine Effectiveness in Brazil Against COVID-19) que vai pesquisar a efetividade e impacto da vacinação em massa na região de fronteira.

O estudo está sendo capitaneado pelo infectologista Júlio Crodda através do grupo VEBRA COVID-19, que tem o apoio da Opas e é composto por diversas instituição, como Fiocruz, UFMS, Stanford university, Yale university, Instituto de Salude Global de Barcelona, Universidade da Florida, entre outras.

Será avaliado o impacto de vacinação em massa, em pessoas entre 18 a 50 anos em 13 cidades de fronteira do estado de Mato Grosso do Sul, após 14 dias de dose única da Janssen. O objetivo é estimar efetividade de um regime de uma dose da Janssen redução de riscos de forma sintomáticas, graves e óbitos por COVID-19 após 14 dias.

Os municípios que vão fazer parte do estudo de vacinação em massa são Mundo Novo, Japorã, Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, Ponta Porã, Antônio João, Bela Vista, Caracol, Porto Murtinho, Corumbá e Ladário.