Curso formou novos agentes de fiscalização de trânsito

19/08/2015 16h30

Formatura aconteceu nesta terça-feira durante solenidade no auditório da Prefeitura de Ponta Porã

Divulgação

Durante solenidade na tarde desta terça-feira, dia 18, com a presença do prefeito Ludimar Novais; secretário municipal de Segurança Pública, Ulisses César Alcarás; coronel Flávio Katumi Nishikawa, assessor militar do Detran/MS; Hélio Gauto Rios, comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar de Ponta Porã; e major Josafá Pereira Dominoni, comandante da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar de Amambai, entre outras autoridades, foi encerrado o curo de agentes de fiscalização de trânsito, destinado à capacitação de policiais militares e agentes da Guarda Civil Municipal.

Ao fazer uso da palavra, o prefeito Ludimar Novais destacou que o trânsito é um problema crônico das cidades brasileiras. “Portanto a formação de novos agentes de trânsito é uma necessidade, trabalho fundamental para que possamos garantir tranqüilidade para todos os nossos cidadãos. Com uma fiscalização rigorosa é possível construir uma sociedade mais equilibrada. E aqui em Ponta Porã temos ainda o agravante que são as milhares de motocicletas estrangeiras que circulam nas nossas ruas, cujo controle é cada vez mais difícil”, disse.

Ludimar fala que o criminoso muitas vezes utiliza veículos não registrados para não ser identificados e por isso a fiscalização é necessária para redução da violência. “Os policiais e os guardas municipais estão de parabéns pelo curso que acabam de concluir. No mês passado, o Supremo Tribunal Federal decidiu que as Guardas Municipais têm sim competência para atuar no trânsito. As motocicletas que hoje representam um grande problema, começou com apenas uma, hoje são mais de 30 mil. Resolver os problemas do trânsito é um desafio que temos de enfrentar e a Guarda Municipal estará sempre pronta para colaborar com a Polícia Militar para que possamos ter uma fiscalização mais eficiente, garantindo dessa forma melhor sensação de segurança para a nossa população”, destacou.

O coronel Flávio Katumi Nishikawa, assessor militar do Detran/MS, disse que no início do ano não havia nenhum curso previsto. “Mas conversamos com o diretor-presidente do Detran de Mato Grosso do Sul, Gerson Claro, e ele atendeu em parte as nossas reivindicações, liberando a realização de seis cursos no interior e Ponta Porã foi uma das cidades sedes escolhidas. Quero agradecer ao prefeito Ludimar Novais que ajudou muito para que esse curso acontecesse aqui na fronteira, nos ajudando com o local para as aulas teóricas e alojamento para os instrutores. Hoje nossos alunos saem do curso preparados para atuar com a máxima educação, porque não aceitamos em nossos cursos que os alunos sejam xingados. Portanto, os que terminaram o curso estão prontos para aplicar os rigores da lei aos infratores”.

Foto: Lucho Rocha