23.8 C
Ponta Porã
segunda-feira, 29 de abril, 2024
InícioEsportesProfessor Ageu de Oliveira concede entrevista para falar de atletismo

Professor Ageu de Oliveira concede entrevista para falar de atletismo

31/08/2015 15h20

Ageu informou que está a todo vapor com a preparação dos atletas para os Jogos Escolares da Juventude Nacional.

Por: Dora Nunes

O professor Ageu de Oliveira juntamente com a atleta Anair Gomes e Geraldo Roman estiveram no Programa FM em Notícias da rádio 91.5 FM Cerro Corá e em entrevista ao jornalista Tião Prado falou a respeito do atletismo em Ponta Porã.

Ageu informou que está a todo vapor com a preparação dos atletas para os Jogos Escolares da Juventude Nacional.

Ultimamente aconteceu uma sequencia de campeonatos na cidade de Campo Grande e os atletas da cidade se fizeram presentes. De acordo com o professor Ageu, houve a participação no Campeonato Estadual de Menores, JEMS, JOJUMS, Campeonato Estadual Pré Mirim e Mirim e no JEMS houve a classificação de duas atletas: Rayane Gomes ( prova de 100 metros) e Débora ( Dardo) , na idade de 12 a 14 anos, obtendo o índice para o Jogos Escolares da Juventude etapa Nacional. ” No atletismo é diferente de outras modalidades que você sai campeão e você vai; no atletismo nosso estado, através da Fundesport, criou um critério. Em outros estados do Brasil o regulamento é de que o atleta que ganhou a prova automaticamente está dentro dos jogos escolares, se fosse assim, eu estaria colocando em torno de 4, 6 atletas nossos aqui de Ponta Porã que foram campeões, mas por conta do índice classificou-se só dois atletas”, frisou Ageu de Oliveira.

A outra categoria, de 15 a 17 anos, acontecerá em novembro, onde a atleta Nair Gomes classificou-se obtendo dois índices, um no lançamento de dardo e outro no arremesso do peso.

A atleta Nair Gomes falou que começou no atletismo com 11 anos, através do projeto desenvolvido na escola e agora está se preparando para o Brasileiro no estado do Paraná no mês de novembro. A atleta já tem duas medalhas de ouro que conseguiu no arremesso de peso e lançamento de dardo e uma terceira medalha no revezamento.

O professor que há bastante tempo está envolvido no atletismo, disse que teve que improvisar, por isso resolveu investir nas provas de arremesso, lançamento e saltos por serem provas que ocupam menos espaço e por verificar alguns talentos dentro da escola Fernando Saldanha e alguns talentos na cidade também, como da escola Adê Marques, de Sanga Puitã, do jardim Ivone.

“Já passaram por mim mais de 300 atletas e hoje tenho ativos em torno de 60, 65 atletas”, contou o professor. Já há algum tempo vem se buscando um espaço para o treinamento dos atletas e agora estão no espaço atrás da Sejul e por precisar arrumar o local, o professor buscou apoio dos vereadores, do executivo, e felizmente, agora, em um trabalho conjunto entre a Secretaria de Obras e de Esportes, o local foi limpo e provavelmente se torne um espaço definitivo para a realização dos trabalhos voltados ao atletismo, já que agora será feito o nivelamento da pista, caixa de salto, setor de arremesso e de lançamentos. ” Temos ainda que fazer o fechamento do local porque infelizmente volta e meia temos que nos voltar para pessoas que teimam em invadir aquele espaço, sendo uma luta diária com aquela invasão que ali existe”, enfatizou o professor.

O professor Ageu conta com 12 atletas no Bolsa Atleta, enfatizando que é uma ajuda maravilhosa, visto que se não fosse esses atletas, não poderia haver participação em nenhum campeonato, visto que Bolsa Atleta que paga o ônibus. “Nós temos o critério que aquele atleta que tem o bolsa atleta pague um pouquinho mais para ajudar os pais patrocinadores”, falou Ageu, lembrando que no ano passado, ao fazer um balanço, verificou-se que foi gasto mais de 6 mil reais do próprio bolso dos atletas e professores.

” Hoje nossa demanda é grande, temos grandes talentos e praticamente 20% da seleção do estado para os Jogos Escolares da Juventude Nacional de 12 a 14 anos, é de Ponta Porã; temos atletas se destacando nacionalmente e internacionalmente e nosso sonho era de que a partir do momento que o País fosse sediar os Jogos Olímpicos houvesse um maior investimento, mas infelizmente a cultura do nosso povo não é pra isso e temos que mudar essa cultura e temos que buscar o esporte como transformador”, finalizou Ageu de Olveira.

Foto: Tião Prado

Foto: Tião Prado (Pontaporainfoma)

Professor Ageu Oliveira.Foto: Tião Prado (Pontaporainfoma)