Desfile reuniu milhares de pessoas em Ponta Porã

09/09/2015 09h30

Foram apresentados ao público que compareceu na avenida, diversos projetos desenvolvidos pela FUNDAC que alcançam centenas de crianças e jovens de Ponta Porã

Divulgação (TP)

O desfile alusivo aos 193 anos de independência do Brasil realizado nesta segunda-feira, 7 de setembro, reuniu milhares de pessoas no centro de Ponta Porã. O desfile contou com a participação das escolas municipais, estaduais, particulares, dos militares do 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado “Regimento Marechal Dutra”, organismos de segurança do Estado, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, entre várias outras instituições.

No palanque montado na avenida Brasil esquina com rua Sete de Setembro estavam várias autoridades civis e militares. Entre elas, o prefeito de Ponta Porã, Ludimar Novais; o presidente da Câmara Municipal, Marcelino Nunes; o comandante do 11º RCMEC, tenente-coronel Hélcio Miranda Duque Botelho. O mestre de cerimônia, Velocindo Silva, que comemorou neste ano, 50 anos de transmissão do desfile de 7 de setembro foi homenageado e convidado a desfilar em carro aberto do Exército, recebendo os aplausos da multidão que lotou a avenida.

A Fundação de Cultura de Ponta Porã (FUNDAC), foi uma das instituições municipais que marcou presença no tradicional desfile da Independência do Brasil. A FUNDAC desfilou com a sua equipe administrativa, professores e alunos dos projetos culturais desenvolvidos administração do prefeito Ludimar Novais, coordenados e supervisionados pela presidente da Fundac, Gisele Benites Flor.

Foram apresentados ao público que compareceu na avenida, diversos projetos desenvolvidos pela FUNDAC que alcançam centenas de crianças e jovens de Ponta Porã, com aulas gratuitas: Banda Municipal Isaac Borges Capilé; Oficina Municipal de Violão Popular ;Oficina de Violão Básico, no Distrito Nova Itamarati,em parceria com a Paróquia Jesus Misericordioso e Santa Faustina;Oficina Municipal de Flauta Doce;Oficina de Iniciação Teatral, na Fundac e na EE Joaquim Murtinho, no projeto em parceria com a UPER.

A FUNDAC ainda supervisiona e acompanha os Projetos de Violino e de Harpa Paraguaia, que atendem 40 alunos com aulas práticas e teóricas, ambos desenvolvidos em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, através do CRAS Coopha, e a Fundação Sonidos de La Tierra, com sede em Assunção –PY.

A FUNDAC desenvolve em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social as Oficinas de Percussão, Violão e Flauta Doce para crianças e jovens do Grande Marambaia, além do Projeto de Coral, Danças Folclórica e de Salão junto ao Programa Conviver. Oficina Municipal de Dança de Rua – Street Dance alcançando 50 alunos de 12 a 16 anos de idade, com aulas na sede da FUNDAC e Grande Marambaia.

Projeto Dança Porã coordenada alcançando 40 alunos com aulas práticas e teóricas de Ballet Clássico, em parceria com o Ballet Morgana Zanin. Aulas de Dança de Salão em parceria com o IFMS, sob a coordenação do Professor Kariston Eger dos Santos. Oficina de Capacitação “Arte na Escola”, com aulas de capacitação musical, teatro e dança, alcançando os professores da Rede Básica de Ensino.

Desde 2013 vem direcionando o Arquivo Público Municipal por meio de restauração e recolhimento de documentos, visando o levantamento histórico e preservação da memória fronteiriça.

No total a FUNDAC alcança mais de 600 alunos, anualmente, nos projetos desenvolvidos na área de cultura, com acompanhamento pedagógico de profissionais formados nas respectivas áreas, oferecendo estrutura e apoio, através de materiais, instrumentos musicais, uniformes e lanches para os alunos, acreditando que investir na prática cultural junto às crianças e jovens é a certeza da consolidação da inclusão social e na melhoria na qualidade de vida, em favor da construção de uma sociedade mais justa e humanizada.

O desfile começou com a apresentação dos alunos de 23 escolas municipais. Logo depois desfilaram os alunos da rede estadual, seguidos pelos estudantes da rede particular de ensino. O quarto grupo a entrar no desfile foi o das instituições convidadas como os patrulheiros mirins, Associação Atlética Nico Judô, Renegados Moto Clubes entre outras. Logo depois desfilaram os grupamentos militares, incluindo entre os participantes a Guarda Civil Municipal, 4º Grupamento de Bombeiros, 4º Batalhão de Polícia Militar, Grupo dos Reservistas do 11º RCMEC e, por último, o fechamento do desfile da pátria, aconteceu coma apresentação dos militares do 11º regimento Cavalaria Mecanizado “Regimento Marechal Dutra”.

Fotos: Lucho Rocha