Usuária do SUS reclama do atendimento da Ortopedia no Hospital Regional de Ponta Porã

Hospital Regional emite nota de esclarecimento

Na data de onte, dia 15, uma mulher, residente em Ponta Porã-MS, usou de sua rede social para fazer uma reclamação contra o atendimento do setor de ortopedia do Hospital Regional de Ponta Porã, administrado pelo Instituto Acqua.

Em sua página no facebook, a reclamante escreveu: ” Vou escrever minha indignação, marquei algumas pessoas por serem vereador e estar olhando mas pela saúde. Pois a minha filha caiu da própia altura, no domingo dia 10, entrei com ela 2:30 da madrugada no domingo dentro do hospital, para fazer a consulta, o médico plantonista clínico geral pediu o raio x, ficamos na sala de espera e deram medicamento para dor, quando foi por volta de 4 horas da manhã ja com raio x na mão , fomos passar pelo médico, não era mas o mesmo seria uma médica, médica essa que olhou o raio x e disse não teve fratura óssea, mas como o joelho da minha filha esta inchado um impossível de mecher, ela disse eu irei manda msg ao ortopedista, e vou deixa ela em observação não é minha área, mas vou deixa ela para o ortopedista olhar ela aparentemente parece ser ligamento e ele ira pedir a senhora ressonância dependendo da gravidade é cirurgia, médico entra de plantão as 7:00 da manhã, até ai ok minha filha com dores aplicaram morfina nela, td bem super bem atendida até o momento.O Médico plantonista ortopedista que eles falo q entraria as 7:00 da manhã foi aparecer, na segunda dia 11 as 14:30 da tarde, me falando que não teve fratura que estava tudo bem, nem tocar ou olhar o joelho dela ele olhou, até ai tudo bem, eu fui explicar ao Dr que nos sabiamos mas que ela estava com dor e ergui a calça dela p mim mostrar p tamanho que estava joelho e explicar oque a médica me falo que ele podia pedir ressonância os procedimentos, ai ele com toda ignorância me falo vai no posto do posto vc pega encaminhamento para ortopedista e ele vai te passar a ressonância, como ele ja me respondeu mal, eu falei estou dentro do hospital a 11 horas, p ele me aparecer aquela hora 14:30 da tarde para me liberar a menina com dor em pleno feriado eu ia em q posto, ai ele novamente me respondeu vai no posto, e simplesmente saiu da sala deixando eu falar, o mesmo deu alta para minha filha sem receita sem olhar sem nada.Mandei msg para um vereador q quando foi na hora d pedir voto, rapaz briguei até com meu marido para votar nele, q inclusive esta marcado aqui, e me disse q estaria viajando mas me passando um número para entrar em contato com uma pessoa da saúde, tudo bem, mandei msg, essa pessoa me manda ir no ama, pelo menos para medicamento, chegando la minha filha foi atendida com espanto, pois ate mesmo os profissionais q estavam de plantão chocados pela situação, isso ainda na segunda após a alta do hospital Reginal, como na terça era feriado, ficamos em casa, ela com dor vai e volta, chora para se locomover, as madrugadas estão sendo difíceis, falei ao meu esposo não vou esperar o sus, vou no particular pelo sus vai ser demorado, na quarta cedo 5 horas da manhã eu ja estava numa clínica no paraguai particular, fiz a consulta novamente raio x, e novamente pedido da ressonância, fez o pedido de imobilização q o médico deveria ter feito e pediu AMULETAS, conforme ela se meche as dores são mais fortes, novamente me fala q possível cirurgia hoje e joelho se encontra mas inchado, até mesmo me passando o valor de tudo enfim, novamente eu falei meu Deus sou assalariada vc pelo sus morre e pelo particular vende o q tem para pagar..Novamente la vai eu em oração vou p o sus, fui para o posto cis, mas ja era 10 da manhã médico não se encontrava, ai eu novamente mandei msg p o secretário da saúde pedindo uma luz, ele me pediu, p ir fazer a consulta no Posto da minha região pedir encaminhamento p ortopedista para o ortopedista fazer o pedido de ressonância, e mand a foto p ele e assim ele fazia os procedimento mas rapido,até ai td bem, fui p casa levei ela almoçar, e la fomos nós, no posto fiz todo procedimento o médico também espantado da maneira q ela se encontra, passou o formulário p ortopedista, aplicou duas injeções, e também informou q seria bom amuletas, está bem fomos bem atendida, sai de la comecei a pedir amuletas emprestadas msg p amigos se não sabia de alguém para vereador e nada, eu comigo cansada de pedir pedir não ter sucesso fui la e comprei o par das amuletas e comprei a joelheira especial, e os medicamentos…ENFIM FUI ATRÁS DE FAZER A RESSONÂNCIA NO PARTICULAR CARISSIMO, JA GASTEI HORROR DE MEDICAMENTO, MÉDICO PARTICULAR, AMULETAS A JOELHEIRA, e pedindo a vereador essa bendita ressonância, ja fiz td q precisa mas sem sucesso, e ela continua em casa chorando e dores, amanhã ja é sexta, e nada, eu marquei aqui alguns vereadores, so para saber mas um fato dentro do hospital, para olhar mas para saúde, mas vc que pediu voto esquece que meu voto existe, q na hora de pedir voto vc foi bom, mas na hora q eu precisei vc so me passava número de pessoas q eu nem conheço para pedir misericórdia por uma ajuda….e o prefeito Helio pelufo também, olha para nossa saúde para esses profissional q estão la dentro nao adianta equipar, ter oque o hospital precisa, se o profissional não quer trabalhar, de espaço p quem realmente queira, q um médico se forma, a jura dele é praticar a medicina honestamente ao menos olha para paciente”.

Por Kessylene Oliveira

A redação do site Pontaporainforma entrou em contato com a direção do Hospital para que se manifestasse acerca do ocorrido e na manhã desse sábado, dia 16, via email, foi enviada nota. Confira a seguir, a nota em sua íntegra:

Nota oficial – Hospital Regional Dr. José de Simone Netto

Em resposta ao questionamento da paciente, a direção do Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), esclarece que a mesma deu entrada na unidade, na madrugada do último dia 10, domingo, para segunda-feira (11), apresentando inchaço no joelho e queixa de dores no local.

Após triagem, classificada como risco verde – indicativo de pouca urgência – a paciente realizou consulta com o médico plantonista, foi medicada para dor e passou por exame de Raio-X.

Importante ressaltar que o atendimento de emergência, em ortopedia, deve ser realizado em até 30 minutos; para os casos de urgência, em até duas horas; e o não emergente e não urgente em até 12h (situação observada pelo quadro clínico da paciente). Sendo assim, em 90 minutos a paciente havia passado por consulta e realizado exame, retornando para avaliação médica.

Em casos como este, a orientação é para que a paciente seja encaminhada para a atenção básica do município, porta de entrada preferencial do SUS. No entanto, após ser informada que o hospital conta com profissional de ortopedia no plantão diurno, a mãe da paciente optou por aguardar consulta com o especialista.

Durante o atendimento, o profissional informou que o caso da paciente não se tratava de atendimento via Pronto Socorro, uma vez que não constavam fraturas ou demais lesões indicativas para internação na unidade, direcionando a mesma para a atenção básica.

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto oferece atendimento de baixa e média complexidade em urgência e emergência, ambulatorial, internação e cirurgias. Os atendimentos em ortopedia ocorrem 24h, no sobreaviso, e 12h no presencial durante o período diurno. A direção da unidade está à disposição para demais esclarecimentos.

Importante frisar que ainda na sexta-feira, a tarde, Kessylene Oliveira informou, usando novamente sua rede social, que após sua postagem, conseguiu a consulta e o pedido da ressonância. Agradeceu a todos que entraram em contato com ela tentando ajudar, inclusive os 3 vereadores citados. ” Minha filha foi atendida, e estamos com pedido em mãos e agora é aguarda, quero agradecer ao Dr Patrick Derzi, por me ouvir e resolver o meu problema”, finalizou a mulher.