Os Jogos Escolares Brasileiros 2021 está sendo realizado na cidade do Rio de Janeiro na arena Olímpica de Atletismo no CEFAN, em parceria entre o governo daquele estado e o governo Federal.
O atleta Sul-Matogrossense Gabriel Antônio Marques Claudino, natural de Ponta Porã, que já havia sido campeão nos 75 m e 250 m no Campeonato Brasileiro Sub 16, foi para sua primeira participação neste JEBs 2021 e correu com garra e muita vontade e com o tempo 9.33s venceu a prova de 80 metros rasos, ficando com o titulo de campeão dos JEBs.
A cidade de Ponta Porã está fazendo parte da delegação do Estado de Mato Grosso do Sul nestes jogos com 4 Atletas do atletismo e o técnico prof. Domingos Júnior Gomes Carvalho; Ana Clara Correia Conceição na prova de 150 m, Adriana Urtado Schwingel 2000m e 800m, José Antônio Escobar de Almeida na Prova de lançamento do Martelo e Gabriel Antônio Marques Claudino que é o destaque de Ponta Porã pelas suas conquistas.
O atleta Gabriel é bolsista na Escola Magsul, bolsa Atleta MS e Bolsa Atleta Federal. Faz parte do Projeto ‘Geração Novos Talentos do Atletismo de Ponta’ e é integrante do programa Centro de Formação de Atletismo da CBAt numa parceria da Prefeitura Municipal de Ponta Porã através da secretária de Educação, Esportes, Cultura e Lazer/Funcespp e Secretaria de Assistência social.
O professor Ageu Oliveira Pereira, que está em Ponta Porã, falando à reportagem do site Pontaporainforma, com muita emoção disse que: “Essas conquistas que estão acontecendo são reflexos de anos de muito trabalho e muita persistência sempre com o pensamento de formar cidadão de bem e descobrindo talentos, nosso objetivo principal não é só no podium, mas para a vida toda, formando cidadãos de bem, o nosso atletismo está vivendo o seu melhor momento e com certeza a expectativa é novas conquistas”.
Completando a sua fala o professor disse: “Temos uma equipe multidisciplinar que ajuda na orientação dos atletas, contando com a assistente social Karla de Souza; psicóloga Cristiane Moreira; médico Dr. Jeferson Cirino Pinto; além dos professores Ageu de Oliveira diretor técnico e os técnicos Fredy Salomão Miranda, Domingos Junior e Anair Gomes.
Os tletas da fronteira informaram que com relação a alimentação as coisas já começaram a melhorar, sendo que o almoço está servido as 14 horas horário de Brasilia.