Neste sábado (11), Geraldo Resende estará presente em Ponta Porã para acompanhar abertura dessa Campanha
Neste sábado (11/12), estará acontecendo o Dia D da Campanha de Imunização da Janssen e a cidade de Ponta Porã que faz fronteira com Pedro Juan Caballero, Paraguai, foi escolhida para abrir oficialmente a imunização nos 13 municípios de fronteira do estado e nos demais municípios que receberam as doses do imunizante.
De acordo com as informações passadas pelo Secretário de Estado e Saúde Geraldo Resende, ele estará presente na fronteira para acompanhar essa ação. “Nós estamos pactuando esse Dia D, de vacinação com a Janssen, convidamos o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e caso não possa comparecer, contaremos com a presença da secretária extraordinária de enfrentamento à Covid-19, do Ministério da Saúde, Rosana Leite. Considerando esta nova variante, a Ômicron, é importante que todos completem o seu esquema vacinal”, afirmou o secretário.
A reportagem do Pontaporainforma conversou por telefone com o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Patrick Derzi o qual informou que as 39.020 doses que foram dispobilizadas para Ponta Porã já estão na cidade e sendo aplicadas e hoje, dia 9, nos profissionais da área de saúde, que tem que apresentar vinculo de trabalho com o município e que tomaram a primeira dose da Janssen em julho de 2021.

“No sábado, 11, o dia D, estaremos fazendo o atendimento para as pessoas com 45 anos acima e toda estrutura já está montada e pronta ao lado do Centro de Convenções para fazer esse atendimento. Teremos a presença do Secretário de Estado Geraldo Resende que vai vir acompanhar de perto o nosso trabalho e espero que aquelas pessoas que receberam a primeira dose da Janssen em julho, volte para tomar essa dose de reforço, é muito importante”, completou o Dr. PatrickDérzi.
Já o Secretário Geraldo Resende disse : “Vamos iniciar o processo de imunização hoje, e indicamos que todos se imunizem nos próximos 15 dias. Os municípios vieram pegar as doses de vacina e vão aplicá-las em até 15 dias”.
“Estou fazendo um apelo para os secretários de todos os municípios que apliquem hoje, amanhã, sábado, domingo. Quanto mais aplicar doses de vacina, maior será a produtividade para pagar as equipes de plantão”, ressaltou.
Geraldo voltou a destacar ainda, que as cidades que englobam fronteiras com países vizinhos serão o grande foco da campanha de reforço, de modo a combater variantes e mutações vindas de outros países.
“Tanto a fronteira do Brasil com o Paraguai, como do Brasil para a Bolívia, nós estaremos mandando a totalidade da vacina que eles aplicaram porque nós precisamos dar velocidade ao processo de imunização, e, ao mesmo tempo, criar o cinturão epidemiológico para que as mutações e variantes não cheguem na fronteira com o país”.
A Secretaria não informou ao certo quais os municípios que chegaram a fazer a retirada das doses na tarde desta quarta-feira.
Na primeira etapa de vacinação com as doses da Janssen, Mato Grosso do Sul recebeu o quantitativo de 237.261 imunizantes. Sendo que nesta quarta-feira, foram enviadas 200.200 doses pelo Ministério da Saúde.
Segundo Geraldo Resende, o ministério assumiu o compromisso de reintegrar as doses na próxima sexta-feira (10), ou até o início da próxima semana.
Dos municípios que integram a fronteira, Corumbá vai receber 26.400 doses da Janssen. Campo Grande vai receber 33.240 doses do imunizante, além de Dourados com 10.095 doses e Três Lagoas com 6.095 doses.



