30 C
Ponta Porã
domingo, 28 de abril, 2024
InícioTurismoConglomerado em Portugal recebe prêmio raro de concurso de enoturismo

Conglomerado em Portugal recebe prêmio raro de concurso de enoturismo


source
WOW Porto difunde a cultura do vinho em museus, restaurantes e mais atrações em 55 mil metros quadrados; na foto, o Museu do Vinho
Divulgação/WOW

WOW Porto difunde a cultura do vinho em museus, restaurantes e mais atrações em 55 mil metros quadrados; na foto, o Museu do Vinho

O concurso Best Of Wine Tourism 2022, que concede prêmios aos melhores lugares para conhecer e desfrutar do enoturismo, ou turismo de vinho, concedeu um prêmio raro ao conglomerado World Of Wine (WOW) na cidade de Porto , em Portugal. A honraria foi concedida por definir que o WOW tem grande impacto para a região e para o setor do enoturismo.

O prêmio Special Achievement Award é concedido pela instituição Great Wine Capital, responsável pela premiação, apenas em ocasiões especiais para projetos considerados excepcionais sem enquadramento nas categorias do concurso Best Of Wine Tourism 2022. É a segunda vez que o prêmio é concedido na história da premiação: a primeira vez foi para a Cidade do Vinho, em Bordeaux, na França.

Localizado na região histórica de Vila Nova de Gaia, na região metropolitana do Porto, o local World Of Wine foi fundado em 2020 e tem uma área de 55 mil metros quadrados. O espaço conta com sete museus e 12 bares, além de restaurantes, galeria de arte, escola de vinho e vistas diferenciadas de diversos pontos do Porto. Entre os museus está o The Wine Experience, que aborda todo processo de produção de vinhos até a chegada à mesa.

O conglomerado foi criado a partir das antigas cavernas de Vinho do Porto, que foram restauradas e inseridas em um projeto rotulado como de Potencial Interesse Nacional (PIN) pelo governo de Portugal. A criação do espaço nasceu do intuito de criar um espaço cultural que celebrasse a cultura, a história e a gastronomia portuguesa; além das indústrias localizadas ao Norte do país.

Leia Também

“O World of Wine faz jus à sua sigla. É uma genuína interseção de cultura e patrimônio que impressionou os membros do Comitê Executivo da Great Wine Capitals e os levou a conceder um raro prêmio dos Global Best Of Wine Tourism”, afirmou Catherine Leparmentier, diretora executiva da Great Wine Capitals Network,.

De acordo com o veredicto da instituição, o projeto é diferenciado em dimensão, qualidade, inovação, multidisciplinaridade e impacta fortemente o enoturismo da região. Segundo Leparmentier, a abordagem do conglomerado é “cuidadosa” e “revela a riqueza da tradição da produção de vinho e de outras indústrias significativas”.

“Ficamos maravilhados com a qualidade, inovação e impacto deste projeto e com a sua contribuição para a história e cultura local, passado, presente e futuro. Este prêmio só é concedido quando nos deparamos com uma candidatura excepcional, que não se enquadra nas sete categorias do concurso. O WOW foi unanimemente reconhecido como digno dessa honra”.

Fonte: IG Turismo