21.6 C
Ponta Porã
quinta-feira, 22 de outubro, 2026

Em reunião com imprensa, MP anunciou fiscalização rigorosa com “motinhas” em Ponta Porã

14/04/2016 14h20

O objetivo será tirar de circulação aqueles condutores inabilitados cujos veículos também estejam com a documentação irregular e sem os itens básicos de segurança.

O promotor público Gabriel Rodrigues Alves anunciou, durante entrevista coletiva à imprensa de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, a realização de uma campanha rigorosa de fiscalização da circulação de motocicletas de procedência estrangeira pelas ruas da cidade. O objetivo será tirar de circulação aqueles condutores inabilitados cujos veículos também estejam com a documentação irregular e sem os itens básicos de segurança.

A estratégia faz parte da campanha “Motociclista, ande legal nos dois lados da fronteira” que conta com a participação de órgãos públicos do Brasil e Paraguai e que conta com o apoio de diversos segmentos da sociedade fronteiriça.

“Nosso grande objetivo é salvar vidas. Ninguém é contra as pessoas trabalhadoras de baixa renda de terem suas motocicletas. Porém, todos devem andar de maneira legal no nosso trânsito. Para isso basta regularizar a documentação, possuir habilitação e tomar cuidados básicos com usar itens de segurança (capacete) e evitar que mais de duas pessoas possam transitar numa moto”, afirmou o promotor público.

Segundo ele, num primeiro momento foi feito um trabalho de conscientização, procurando motivar as pessoas a regularizarem a situação. E, a partir de maio, polícia e guarda municipal estarão atuando firme nas ruas. “Quem acha que estamos perseguindo as pessoas deveria ir ao hospital todo dia e ver a quantidade de pessoas que chegam lá, vítimas de acidentes. Nosso trânsito está matando e aleijando muita gente, todos os dias. Não podemos fechar os olhos para esta realidade. É um grave problema social que precisa ser enfrentado com coragem e apoio de todos”, frisou Gabriel.

A regularização das motos e dos condutores pode ser feita junto ás autoridades de trânsito nas duas cidades. Para circular pelas ruas de Ponta Porã com uma “motinha importada”, a pessoa deverá ter habilitação, o documento de registro do veículo (patente rodado fornecido no Paraguai) e os equipamentos de segurança.

Em Pedro Juan Caballero o emplacamento de uma moto mais a habilitação, custam cerca de R$ 200,00. Além da documentação, as autoridades deverão cobrar medidas de segurança como permitir que apenas crianças acima de 7 anos possam subir na garupa de uma moto e que um veículo não leve mais do que duas pessoas.

O promotor público informou ainda que no dia 26 de abril, terça-feira, haverá uma grande reunião envolvendo autoridades dos dois países para troca de informações sobre a legislação de trânsito aplicada nos dois lados da fronteira. Representantes do Detran estarão explicando aos paraguaios como funciona a legislação de trânsito no lado brasileiro. O mesmo será feito pelos paraguaios em relação às autoridades brasileiras: “nosso objetivo é unificar as ações, sempre respeitando as peculiaridades da legislação de cada país. Porém, a ação deve ser conjunta porque o problema é comum nos dois lados da fronteira”, explicou Gabriel Rodrigues Alves.

No dia 30 de abril será feita uma ação social reunindo autoridades de trânsito dos dois países no parque dos Ervais, em Ponta Porã. Na oportunidade as pessoas que tiverem dúvidas sobre a regularização das motocicletas junto aos órgãos de trânsito estarão sendo atendidas. “Nosso lema é a proteção à vida”, enfatizou o promotor.

De acordo com dados não oficiais, na fronteira, existem cerca de 70 mil motocicletas circulando diariamente. Apenas uma pequena parte, cerca de 3.500, estão regularizadas junto ao departamento de Trânsito de Pedro Juan Caballero. No país vizinho, uma moto semi nova pode ser comprada por R$ 400,00.

Fonte: Chefronteira

Em reunião com imprensa, MP anunciou fiscalização rigorosa com "motinhas" em Ponta Porã