Familiares relatam que paciente ainda está acamado em casa e com dores
A redação do site Pontaporainforma recebeu reclamação de usuária do SUS em relação ao atendimento recebido no Hospital Regional de Ponta Porã-MS.
Em seu relato, a mulher conta que seu irmão deu entrada no referido hospital na madrugada de sábado, dia 20, por volta das 3h reclamando de muitas dores, tanto que o SAMU foi chamado, visto que o paciente não conseguia nem levantar da cama devido as dores, o que supostamente seria uma hérnia de disco, ainda não comprovada.
A irmã do paciente contou que foram muito destratados no hospital, sendo que seu irmão ficou gritando de dor durante a madrugada, sem poder se levantar nem se mover e que acompanhante foi proibido. Segundo o relato, nenhuma enfermeira sequer ajudou o paciente a ir no banheiro urinar e que na hora do almoço “jogaram a marmita no peito dele e disseram pra ele se virar”.
Mesmo persistindo as dores e sem conseguir se mover, foi dado alta para o paciente as 17h do sábado, onde a família foi comunicada a ir buscar o homem. Um dos familiares foi questionar o porquê da alta médica, quando uma mulher que seria a Dra Carolina, respondeu ironicamente que não era problema dela e que nada podia fazer.
A reclamante finaliza que nem o SAMU foi chamado para levar o paciente de volta para casa, onde a família teve que coloca-lo no carro, este sem poder sentar e gritando de dor. Ela relata que nesse momento, dois enfermeiros ajudaram a colocar o paciente no carro e ficaram indignados com tal tratamento recebido.
“ Cadê nossos direito. Aquele hospital está um lixo um monte de gente em uma sala doente com um monte de enfermeiro preguiçosos, estúpidos, mal educado. Quem estava lá viu o sofrimento do meu irmão , o quanto ele sofreu naquele inferno, que chamam de hospital. É muito triste a gente passar por isso. Me pergunto pra que pagamos nossos impostos??! Porque não dão um jeito naquele hospital? Porque não colocam os médicos que realmente tem compaixão ao próximo, os médicos que realmente tem profissionalismo. E deixo aqui me desabafo. E que alguma coisa possa ser feita naquele hospital. Muita gente doente e vem uma médica com ironia pro lado da gente e dizendo que o problema não era dela. Que tipo de médica seria essa ?? Que fez pouco caso com meu irmão. E se desfazendo dele, e com certeza não foi só ele que foi mal atendido nesse dia! É revolte isso.”, finalizou a mulher revoltada, dizendo ainda que seu irmão continua em casa, deitado, com dores.
Ela cobra que as autoridades tomem uma atitude, pois sempre falam que saúde no município esta boa e de qualidade e na verdade, não é isso que vem acontecendo.
RESPOSTA DA SAÚDE
A redação do Pontaporainforma entrou em contato com o Secretário de Saúde do município, Dr Patrick Derzi que pediu para entrar em contato com Leticia Carneiro, atual diretora do Hospital Regional Dr José Simone Neto e esta enviou mensagem dizendo que já está ciente do ocorrido e está apurando os fatos. Disse ainda que se reuniu com o médico coordenador do PS e está aguardando devolutiva.
Ás 11h10, o Pontaporainforma recebeu comunicado oficial. Leia.
Nota oficial
O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, de Ponta Porã (MS), informa que o paciente Adilson Bernal, 30 anos, deu entrada no Pronto Socorro da unidade na madrugada de sábado (20/08) com dor intensa na região lombar, irradiando para a perna esquerda com três dias de evolução. Paciente foi imediatamente medicado, permaneceu em repouso, sem movimentação, estável, e internado até o final da tarde quando, após reavaliação, foi constatado problema crônico de hérnia de disco. O mesmo foi orientado a procurar a rede municipal de saúde para acompanhamento especializado. Após ser informado, o paciente dirigiu-se à equipe do hospital com palavras de baixo calão e ofensas à médica plantonista. Ressaltamos ainda que foi oferecida ambulância para que o paciente retornasse à residência, porém, sob nervosismo, o paciente negou.
Por fim, ressaltamos que o hospital conta com vasta equipe de enfermagem e médicos que atuam diariamente atendendo os pacientes com qualidade, e os serviços ambulatoriais são realizados de maneira eficaz e segura.