Teve início nesta segunda-feira o Festival Mais Cultura. Realizado pela Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece) o evento traz aproximadamente 200 atividades entre apresentações artísticas e culturais, oficinas e palestras. A programação conta com atividades on-line e presenciais, na Cidade Universitária e nos câmpus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Certo é que a Universidade tem um papel importante na construção da identidade, no fomento de projetos de ensino, pesquisa, extensão e nessa grande conexão fica evidente o trabalho com a formação integral fazendo desta semana em especial um fator de evidência das manifestações artísticas e culturais. Durante a abertura, foi entregue à diretora do Campus de Aquidauana uma tonelada e meia de alimentos arrecadados durante o projeto Movimento Concerto em parceria com a Prefeitura para o Encontro de Música Clássica. Os alimentos serão doados para as aldeias indígenas localizadas na região

No portal maiscultura.ufms.br é possível ter acesso à toda a programação. Para os minicursos e apresentações é necessário fazer a inscrição e reservar o ingresso antecipadamente, basta, para isso clicar nos links específicos. Estão sendo realizados minicursos tanto presenciais como em formato online nas áreas de música, dança, artes plásticas, audiovisual e arquitetura. Todos serão certificados. Teatro, música clássica, rock e dança, estarão em evidência durante o período da noite, no Teatro Glauce Rocha.
E dentro da programação, nesta quarta feira teremos uma magistral apresentação da declamadora e mentora fitness Janaína Braga que estará homenageando o articulista, colecionador de prêmios do www.pontaporainforma.com.br, com a interpretação do poema do escritor Rosildo Barcellos “Desígnios da Vida” durante o “Recital de Poesia” do Festival Mais Cultura 2022.

Mormente, esta apresentação acontecerá na tarde desta quarta feira a partir das às 14h no Auditório 1 (Multiuso) no Campus da UFMS, na capital do estado.
Rosildo Barcellos, é Comendador Literário sendo articulista deste site há vários anos. É detentor dos títulos de cidadão dos municípios Anastácio, Aquidauana, Dois Irmãos do Buriti, Miranda e Corumbá, foi laureado com as medalhas Zumbi dos Palmares, Mérito Pantaneiro e Antônio Felix Filho. Recebeu as comendas Vespasiano Barbosa Martins, Germano Carretoni, Visconde de Taunay, Ministro Wilson Fadul. Detentor dos troféus Marçal de Souza Tupa-Y e Cetran de Jornalismo. Teve seus artigos traduzidos para a língua Indígena pela Doutora em antropologia da PUC – Lindomar Sebastião Terena. Com diversos livros e e-books publicados, sua participação de noite de autógrafos, em livro mais recente, foi lançado na dia 17 de setembro no Shopping Barra Square (Avenida das Américas, 3555 Barra da Tijuca/RJ). O livro tem o título “Crianças do Amanha” editado pela sf editorial. Já para o próximo mês está previsto o lançamento da Coletânea Imortais V, pela Editora Alternativa, e também escreve a apresentação do livro edição limitada para colecionadores: “Pequeno Príncipe:um olhar poético” pela editora brecci books, sendo co-autor da obra “ Pemsador II” pela ACCUR/Academia de Cultura de Curitiba. Para novembro, a ser lançado na feira do livro em Porto Alegre, participa do “Memorial 100 anos de cultura do Brasil” pela Editora Gaya. Está agendado para 18 de julho de 2023 a noite de autógrafos na princesa dos ervais, durante as comemorações do aniversário da cidade.

*Da redação