Belo Horizonte, 25/03/2025 – A adoção de ferramentas tecnológicas no combate ao crime organizado e na segurança dos torcedores nos estádios de Minas Gerais (MG) foi um dos temas da reunião do Conselho de Defesa Social de Minas Gerais, nessa segunda-feira (24), na capital Belo Horizonte. Os membros do colegiado debateram a adoção de soluções desenvolvidas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e já adotadas em 14 unidades da Federação.
Durante o encontro, a diretora de Gestão e Integração de Informações (DGI), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Vanessa Fusco, apresentou as funcionalidades do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp): Procedimento Policial Eletrônico (PPE) e Central de Atendimento e Despacho (CAD).
“A adoção pelos estados significa um salto em modernização de infraestrutura tecnológica, redução de custos, aprimoramento da gestão da segurança pública, com o objetivo de proporcionar atendimento mais ágil e eficaz à população”, avaliou Vanessa. Segundo ela, a adesão ao Sinesp PPE e ao CAD possibilita que as forças de segurança naveguem em um ambiente mais seguro, moderno e eficiente, alinhado às melhores práticas nacionais e internacionais.
Reuniões técnicas
O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, defendeu a realização de reuniões técnicas entre a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MG) e a DGI para debater quais seriam as possibilidades de implementação das ferramentas no âmbito da segurança pública do estado.
Também participaram da reunião o secretário de Justiça e Defesa Social de Minas Gerais, Rogério Greco; o secretário-geral do estado, Marcel Dornas Beghini; o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Carlos Frederico Otoni Garcia; e a chefe da Polícia Civil, Letícia Gambogi.
Sinesp PPE
O Sinesp PPE permite aos profissionais da Polícia Civil, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros registrarem ocorrências de forma integrada, possibilitando o acesso a diversas bases de dados. O sistema disponibiliza para a Polícia Civil o despacho homologatório dos boletins de ocorrência e a lavratura dos demais procedimentos, além da gestão cartorária e compartilhamento e uso de dados e informações registrados pelos entes federados participantes no âmbito das três forças.
Sinesp CAD
O Sinesp CAD é um sistema integrado destinado à gestão eficaz de ocorrências em segurança pública. Ele dá agilidade à comunicação entre centrais de comando e unidades operacionais. Dessa maneira, a ferramenta permite um despacho mais rápido e coordenado de recursos em casos de emergência, melhorando, assim, a resposta e eficácia das ações.