20 C
Ponta Porã
domingo, 18 de outubro, 2026

Exame de Ordem fica sem seu Coordenador

25/03/2014 15h10

Leonardo, na função de Coordenador, era o responsável máximo pelos rumos da prova da OAB

Portalexamedeordem

Praticamente na véspera da prova objetiva do XIII Exame, o Exame de Ordem fica sem seu Coordenador, o agora ex-Conselheiro Federal Leonardo Avelino.

O Dr. Leonardo, na função de Coordenador, era o responsável máximo pelos rumos da prova da OAB e tomava, junto com o colegiado, as decisões mais importantes. Foi sob sua gestão e orientação que foi introduzida a repescagem, a divulgação do nome dos membros da banca examinadora e a implementação da divulgação do padrão de resposta ainda no dia da prova da 2ª fase.

Mas vejam bem! Não que o Dr.Leonardo tenha deixado a coordenação, ele renunciou a própria vaga no Conselho Federal!

Ele, em conjunto com mais de 100 advogados, renunciaram HOJE aos seus cargos na OAB por conta de uma grave crise que assola a direção da seccional do Mato Grosso do Sul.

Vice-presidente, diretores, conselheiros federais e estaduais, membros da Escola Superior da Advocacia (ESA) e da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMS), e presidentes de subseções renunciaram coletivamente a seus cargos por discordarem da gestão do atual presidente, o Dr. Júlio Cesar Rodrigues.

Em suma: toda a diretoria renunciou, e, do total de 64 conselheiros (entre Presidente, titulares e suplentes), 49 renunciaram. Um verdadeiro desmanche da gestão e uma manifestação fortíssima de descontentamento com o presidente.

Entendam o caso

Resumidamente, os membros que renunciaram estão inconformados com o fato do atual presidente ter sido contratado pelo ex-prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP) — que foi cassado pela Câmara de Vereadores do município em 12 de março — para ajuizar ações buscando elevar a participação do município nos recebimentos do ICMS arrecadado pelo governo estadual.

Apesar de alegar que não assinou nenhum contrato, Júlio Cesar Rodrigues recorreu ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul quando a 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais de Campo Grande suspendeu sua contratação.

A situação degenerou, inclusive ocorrendo uma briga – vias de fatos mesmo – dentro do plenário da OAB/MS. A partir daí a OAB/MS simplesmente parou de funcionar.

Os advogados entraram com um pedido de intervenção no Conselho Federal da OAB na seccional. Como o pedido de intervenção não foi apreciado na última reunião do CFOAB (2ª feira da semana passada), os conselheiros, em conjunto, resolveram renunciar.

É difícil, estando distante, avaliar se essa foi a melhor decisão, mas até onde me consta, nunca houve uma renúncia coletiva tal como aconteceu hoje. Sinal de que a situação é verdadeiramente grave e que a renúncia é justificável.