Secretaria de Saúde de Ponta Porã realiza ações da campanha Abril Verde

Secretaria Municipal de Saúde levou palestras com o tema: “Saúde Mental. A Força que vem de dentro” para militares do 11º RCMec

A Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Saúde, está desenvolvendo neste mês ações da campanha Abril Verde, que tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a relevância de prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. O dia 28 de abril foi definido em Lei Federal que é a data em que se celebra o Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho.

Como parte das ações, a Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Vigilância em Saúde do trabalhador, ofereceu durante este mês palestras com o tema: “Saúde Mental. A Força que vem de dentro”, ministradas pela psicóloga Evelise Tramarin de Araújo Poveda acompanhada pelas integrantes da equipe, a enfermeira Laniele e a servidora administrativa Patrícia. Em dois momentos foram atendidos um público de 300 pessoas do 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado “Regimento Marechal Dutra”, de Ponta Porã.

De acordo com as informações da coordenação nacional da campanha Abril Verde, as pesquisas e estudos apontam que um dos maiores desafios encontrados no local de trabalho são às Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho – LER/Dort, e por isso foi escolhido 28 de abril como um dia específico para sensibilização. Essas lesões, provocadas por esforços repetitivos e movimentos inadequados, afetam milhares de trabalhadores e podem ser prevenidas por meio da ergonomia, organização do trabalho e adoção de práticas adequadas no ambiente de trabalho.

As doenças respiratórias, como asma e bronquite, são comuns em ambientes com exposição a substâncias tóxicas, enquanto as dermatites afetam trabalhadores que lidam com produtos químicos irritantes. A perda auditiva induzida por ruído, doenças cardiovasculares e até cânceres ocupacionais, como o câncer de pulmão, também estão entre as preocupações mais graves.

Nos últimos anos, as doenças psicossociais têm se destacado, com o crescimento de transtornos mentais como ansiedade, depressão e síndrome de burnout provocados por ambientes de trabalho prejudiciais. Os especialistas informam que esses distúrbios não só comprometem a saúde mental dos trabalhadores e das trabalhadoras, mas também impactam a produtividade e o clima organizacional.

HISTÓRIA

No dia 28 de abril de 1969, uma explosão numa mina no estado norte-americano da Virginia matou 78 mineiros. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Em 2019, o evento chama a atenção para um futuro de trabalho seguro e saudável. A data foi instituída no Brasil pela Lei nº 11.121/2005.

Uma cultura nacional de segurança e saúde ocupacional é aquela em que o direito a um ambiente de trabalho seguro e saudável é respeitado em todos os níveis, onde governos, empregadores e trabalhadores participam ativamente através de um sistema de direitos e responsabilidades definidos e onde a maior prioridade seja a prevenção.