MME abre consulta pública sobre processo de alteração de Aversão ao Risco

O Ministério de Minas e Energia (MME), em apoio do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), abriu nessa segunda-feira (28/04) uma Consulta Pública com o objetivo de aprimorar o processo de como será definida a “aversão ao risco” a ser adotada nos modelos computacionais que orientam a operação do sistema elétrico brasileiro e a formação de preços. A iniciativa visa promover maior transparência e previsibilidade, no processo do CMSE, beneficiando tanto consumidores quanto empresas do setor.

A consulta estará aberta até o dia 12 de maio de 2025 e está disponível para contribuições da sociedade civil, agentes do setor elétrico e demais órgãos do Governo Federal.

A “aversão ao risco” é um parâmetro de orientação nos modelos de simulação utilizados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para definir a utilização da água para geração de energia elétrica ou seu armazenamento nos reservatórios das hidrelétricas. Quanto maior esse índice, mais conservadora será a operação do sistema.

Modelos como o NEWAVE, DECOMP e DESSEM são essenciais para a tomada de decisão no setor, influenciando diretamente os preços da energia, a escolha das fontes geradoras e os níveis dos reservatórios. Tornar esses modelos mais realistas e transparentes faz com que a operação e o preço da energia de energia reflitam melhor o balanço de oferta e demanda do sistema, em benefício da segurança energética.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: 
(61) 2032-5759/5620 | E-mail: [email protected]


 Instagram ●  Twitter ●  Facebook ●  YouTube ●  Flickr ●  LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia