Aguardada há décadas, uma das obras mais importantes para a infraestrutura rodoviária nacional finalmente vai sair do papel. A nova subida da Serra de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, está entre as melhorias que serão realizadas pelo Consórcio Nova Estrada Real, empresa que venceu o leilão da BR-040/495/RJ/MG, realizado nesta quarta-feira (30), na Bolsa de Valores de São Paulo (B3).
“Com esse leilão de hoje, nós atingimos a marca histórica de R$131 bilhões em investimentos nas rodovias brasileiras. E esse de hoje é muito relevante, um trecho especial da BR-040, aberta ainda no Império. Quem ganhou foi um consórcio formado por duas empresas espanholas e uma brasileira, o que mostra que o Brasil está voltando a atrair investimento internacional. Isso demonstra que o país, além de ter bons projetos, tem um pipeline conhecido, com segurança jurídica e previsibilidade”, disse o ministro dos Transportes, Renan Filho, ao bater o martelo na B3.
Com investimento previsto de R$8,84 bilhões, o Consórcio Nova Estrada Real, formado pela brasileira Construcap e pelas empresas espanholas Ohla e Copasa, apresentou o maior desconto tarifário, de 14% sobre a Tarifa Básica de Pedágio. A concessionária será responsável pela administração de 218,9 quilômetros da rodovia, no trecho entre Juiz de Fora (MG) e o estado do RJ pelos próximos 30 anos.
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“Assumimos com responsabilidade o compromisso de promover modernidade, segurança operacional e eficiência logística para esta malha viária, trazendo ganhos concretos de produtividade e qualidade para todos os usuários”, disse o diretor da Construcap, Francisco Campos Júnior.
Participaram do leilão outros dois concorrentes: EPR e Sacyr, esta última também espanhola. Essa presença maciça de investidores internacionais é fruto dos roadshows realizados pelo Ministério dos Transportes em vários países, entre eles a Espanha. Durante essas missões, a pasta apresenta o potencial da carteira de projetos a concessionárias e empresas estrangeiras.
Um dos principais destaques do projeto da BR-040/495/RJ/MG é a nova subida da Serra de Petrópolis, que deve ser entregue até 2029. O túnel principal terá 4,62 quilômetros de extensão e, além dele, serão construídas outras duas passagens subterrâneas na descida da serra.
“Esse é um leilão histórico por todas as circunstâncias que o envolvem e pela expectativa gerada para resolver um problema de uma década. Estamos conectando o país através de rodovias e entregando eficiência, previsibilidade e segurança”, afirmou o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Theo Sampaio.
Impacto econômico
A BR-040/495 interliga Minas Gerais e Rio de Janeiro, dois dos três maiores estados brasileiros e que, juntos, respondem por cerca de 20% do PIB nacional. As obras que a concessionária irá realizar na rodovia vão gerar 72.771 empregos, entre diretos, indiretos e efeito-renda.
“Investimentos em rodovia dialoga com tudo. Teve uma professora aqui da Serra de Petrópolis que disse que estrada melhora a educação, melhora a segurança, melhora a saúde das pessoas. É isso que a gente faz”, resumiu o ministro dos Transportes.
Essencial para o escoamento da produção agrícola e industrial, o trecho também possui relevância para o turismo regional. Apenas em 2024, o setor movimentou mais de R$12 bilhões no estado do Rio de Janeiro, evidenciando o potencial econômico da rota.
Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes
Fonte: Ministério dos Transportes