Ministério do Trabalho e Emprego celebra o 1º de maio com a “Semana do Trabalho” em Brasília

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, abre as portas do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) na próxima semana para a realização da “Semana do Trabalhado”, marcada por uma série de ações e serviços gratuitos para o público, com a participação de trabalhadores, líderes sindicais, representantes de entidades e da sociedade civil. O evento será realizado entre os dias 5 e 9 de maio. Além de comemorar o Dia do Trabalhador, a iniciativa busca ampliar o diálogo sobre os desafios e avanços no mundo do trabalho, com ênfase em inclusão, igualdade de oportunidades e acesso aos direitos trabalhistas.

“A Semana do Trabalhador homenageia toda a classe trabalhadora brasileira, que hoje voltou a contar com o apoio do governo federal para a melhoria da qualidade de vida por meio do seu trabalho”, avalia o ministro Luiz Marinho. Ele lembra que todos os indicadores que norteiam o mundo do trabalho  deixam claro que as ações para geração de empregos e melhoria da renda, adotadas desde o início desta gestão do presidente Lula, foram acertadas e devolveram a esperança para milhões de pessoas de norte a sul do país. “Vamos celebrar essas conquistas e olhar para o futuro com mais otimismo”, diz Marinho.

Programação Destacada O evento terá uma programação cultural e educativa, entre as atividades, haverá exposições, oficinas de capacitação, serviços gratuitos e atrações culturais que irão engajar o público de todas as idades. Dentre as atrações, destacam-se:

Exposição do Gabinete do 1º Ministro do Trabalho do Brasil

A Exposição do Gabinete do 1º Ministro do Trabalho do Brasil será uma das principais atrações da “Semana do Trabalhado”. Essa exposição tem o objetivo de proporcionar aos visitantes uma experiência imersiva e educativa sobre a evolução histórica das políticas trabalhistas no Brasil, destacando momentos-chave da trajetória do Ministério do Trabalho e Emprego, suas principais conquistas e desafios ao longo dos anos.

Com um acervo diversificado, a exposição contará com:

  • Documentos históricos originais que marcaram a criação de políticas trabalhistas fundamentais, como a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a implementação de programas sociais voltados à proteção do trabalhador.

  • Fotografias e imagens que retratam momentos históricos importantes, como as mobilizações trabalhistas, a evolução da jornada de trabalho e as primeiras conquistas sindicais.

  • Vídeos interativos e depoimentos de autoridades, ex-ministros e especialistas que acompanharam a história do Ministério e contribuíram para a elaboração de políticas públicas que visam a melhoria das condições de trabalho no Brasil.

  • Painéis temáticos sobre os principais marcos do sistema de seguridade social brasileiro, o papel das entidades sindicais e a criação de novas legislações que beneficiam os trabalhadores, como a Lei de Igualdade Salarial e a reforma do sistema de aposentadorias.

A exposição também irá destacar as inovações mais recentes que o Ministério do Trabalho e Emprego tem promovido, como a digitalização da Carteira de Trabalho e os avanços no pagamento de benefícios como o Auxílio Emergencial, além de outros programas sociais que têm transformado a vida de milhões de brasileiros.

Ao longo da exposição, o público poderá se envolver em painéis interativos, onde será possível aprender mais sobre os impactos das políticas trabalhistas no cotidiano da população e refletir sobre o futuro do trabalho no Brasil.

Esta experiência cultural e educativa é uma oportunidade única para os cidadãos entenderem a história e a importância das instituições que promovem e defendem os direitos dos trabalhadores no país.

Além disso, o evento contará com uma programação de atrações culturais e exibição de filmes relacionados ao universo do trabalho, que irão compor a agenda no período de 5 a 9 de maio. Ao longo da semana, a Praça de Alimentação do Trabalhador também será um ponto de encontro para almoço e confraternização, além de apresentações musicais e culturais.

Serviços Disponíveis ao Público

Durante a Semana do Trabalhador, diversos serviços estarão à disposição dos visitantes. Entre os destaques estão:

  • Posto de Vacinação: De 5 a 9 de maio, das 9h às 16h, com vacinação gratuita para trabalhadores e seus familiares.

  • Casa do Trabalhador: Abertura de serviços para consulta de direitos trabalhistas, seguros e orientações gerais, com atendimento das 8h às 18h.

  • Unidade Móvel do Trabalhador – SRTE/DF: De 5 a 9 de maio, proporcionando orientações sobre direitos e assistência trabalhista.

  • Instituto de Identificação PC/DF: Dias 6 a 8 de maio, das 7h às 13h, com atendimentos para emissão de documentos de identidade, com 80 atendimentos por dia, por ordem de chegada.

Além disso, o evento contará com o apoio de instituições como o Sesc, Senac, Senai e Sesi, oferecendo serviços como:

  • Atendimento oftalmológico e de beleza

  • Cursos de gastronomia e cursos de TI

  • Oficinas e simuladores interativos sobre inovação e tecnologia

Programação Cultural e de Entretenimento

A cultura também terá um espaço de destaque com apresentações musicais e exibição de filmes que destacam a história dos trabalhadores e suas conquistas. O evento contará com shows de artistas locais e apresentações musicais, além de exibições de uma série de filmes.

Veja aqui a programação completa da Semana do Trabalho

SERVIÇO

Semana do Trabalhado

Data: 5 a 9 de maio de 2025
Horário: 9h às 18h
Local: Ministério do Trabalho e Emprego – Esplanada dos Ministérios, Bloco F – Brasília, DFEntrada: Gratuita

Mais informações:

Ministério do Trabalho e Emprego
Assessoria de Comunicação Social
Telefone: (61) 2031-4379

 

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego