MJSP e Enap lançam curso de capacitação para recuperação de ativos e combate à corrupção e à lavagem de dinheiro

Foto: Isaac Amorim/MJSP

Brasília, 30/04/2025 – Para ampliar e disseminar conhecimento sobre recuperação de ativos e combate à corrupção e à lavagem de dinheiro, a Secretaria Nacional de Justiça (Senajus), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), lançou, nesta quarta-feira (30), curso à distância sobre o tema. Ele está disponível a qualquer interessado na plataforma da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

A cerimônia de lançamento ocorreu durante a abertura do curso avançado do Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para a Recuperação de Ativos e o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD), na sede do MJSP, em Brasília (DF). Com programação ao longo de todo o dia, o evento reúne especialistas de órgãos públicos para debaterem estratégias de investigação, cooperação internacional e o uso de tecnologia no combate a crimes financeiros.

O secretário Nacional de Justiça, Jean Keiji Uema, destacou, na abertura do evento, que o curso fortalece a capacidade investigativa do Estado e estimula uma cultura de integridade. “Estamos falando de devolver ativos à sociedade, às vítimas e aos cofres públicos. É discutir sobre como impedir que o dinheiro desviado se esconda atrás de estruturas complexas, como carros de luxo, empresas de fachada, contas no exterior”, afirmou.

O secretário também ressaltou o papel estratégico da Enap na ampliação do alcance das capacitações. “Com a oferta do curso na plataforma da Enap, damos um salto qualitativo e quantitativo. Vamos alcançar mais agentes públicos em todo o País, com formação continuada, atualizada e integrada às melhores práticas internacionais”, completou.

A diretora-executiva da Enap, Natália Teles da Mota, destacou que combater a corrupção e a lavagem de dinheiro significa garantir que os recursos públicos cheguem a quem mais precisa. “Um curso como esse, baseado nos pilares da transparência, do controle e da participação, contribui diretamente para que a população tenha acesso a serviços de qualidade”, afirmou.

Curso à distância

Com 64 horas de formação, o curso à distância está dividido em seis módulos. Para se matricular, basta acessar a plataforma da Enap, buscar pelo título Recuperação de Ativos e Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro, fazer o login com a conta Gov.br e preencher o cadastro. Quem finalizar todo o curso receberá certificação.

Para construir o conteúdo do curso, o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional da Senajus contou com a parceria do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro (Rede-Lab).

O curso integra o PNLD, que já capacitou mais de 35 mil agentes públicos em 21 anos. A iniciativa é resultado de uma Ação da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), que é composta por aproximadamente 90 órgãos públicos e entidades da sociedade civil.

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública