Brasília (DF) – Começa, nesta segunda-feira (5), a edição 2025 da Caravana das Periferias, da Secretaria Nacional de Periferias, do Ministério das Cidades. O primeiro estado visitado será o Rio de Janeiro.
Agora, o objetivo é dar andamento às ações, destravar contratos, implementar início de obras e resolver pendências nas regiões. “As Caravanas anteriores foram de visita, identificação das necessidades nos territórios e muito diálogo com a população. Agora é o ano da colheita e estamos trabalhando muito para dar o andamento necessário a obras e ações nas comunidades”, declarou o secretário Nacional de Periferias, Guilherme Simões.
A primeira atividade da Caravana é o seminário “Financiar para Destravar”, que marca o início do Programa de Formação em Captação e Gestão para Organizações de Favelas, da Fiocruz, com a presença do secretário Guilherme Simões e da Diretora Socioambiental do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Tereza Campello.
Em São Gonçalo, será inaugurado o posto territorial Periferia Viva na comunidade Ipuca, no Jardim Santa Catarina, contemplado com obras de urbanização de favelas. Haverá, ainda, reuniões técnicas para dar andamento a contratos com os prefeitos de Niterói e também da capital.
Histórico
A Caravana das Periferias teve início em 2023 e já percorreu 135 comunidades das 5 regiões do país. O objetivo é mobilizar agentes locais, como associações, coletivos, grupos e pessoas que atuam em território periférico, para integrar estas iniciativas às políticas públicas intersetoriais.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: [email protected]
Fonte: Ministério das Cidades