Em comemoração ao Dia Nacional da Matemática, celebrado nesta terça-feira, 6 de maio, o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), divulga o balanço parcial da Escuta Nacional de Professores e Professoras que Ensinam Matemática. O processo recebeu 57.080 contribuições de professores das 27 unidades da Federação e de 4.118 municípios, representando 24.165 escolas.
Os dados completos serão amplamente publicados em julho, no intuito de fomentar reflexões sobre demandas dos professores que ensinam matemática e impulsionar a valorização da aprendizagem desse componente. Com a escuta, o MEC espera não só melhorar as práticas pedagógicas no país, mas também fortalecer as vozes dos educadores, garantindo sua valorização e considerando suas diferentes perspectivas na definição de uma política pública para o fortalecimento da aprendizagem em matemática.
Perfil – Os educadores participantes da pesquisa são pedagogos e licenciados em matemática que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental (28.024 questionários respondidos); nos anos finais do ensino fundamental (21.517); no ensino médio (7.093); e na educação profissional e tecnológica (446).
A escuta, realizada em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), esteve aberta de 17 de março a 30 de abril, coletando, por meio de formulários online, as percepções de professores que ensinam matemática em todo o país.
Os questionários aplicados na Escuta Nacional abordaram aspectos como perfil dos docentes; suas crenças e atitudes; percursos formativos; contexto em que atuam; clima escolar; currículos; e práticas pedagógicas.
OBMEP – Outro investimento do MEC para promoção do ensino e da aprendizagem da matemática, neste ano, foi o aporte de R$ 38,9 milhões para a realização da 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A competição estimula, de forma geral, estudantes, professores e toda a comunidade escolar no ensino e na aprendizagem da matemática. Além disso, a OBMEP promove a integração entre as escolas públicas, as universidades federais, os institutos de pesquisa e as sociedades científicas. Favorece, ainda, a inclusão social por meio da difusão de conhecimentos.
Comemorando 25 anos em 2025, a OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras. A olimpíada é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e é promovida com recursos do MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A competição tem como objetivos: estimular e promover o estudo da matemática; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de estudantes brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; e identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades nas áreas científicas e tecnológicas.
Os estudantes da rede pública e privada recebem medalhas de ouro, prata e bronze, bolsas de iniciação científica e certificados de menção honrosa. Já os professores ganham um diploma e um livro de apoio para formação matemática. As escolas são premiadas com kits esportivos, material didático e troféus.
Impa Tech – Ter um bom desempenho na OBMEP é um dos requisitos para o ingresso no Impa Tech, o primeiro curso de graduação do Impa, no Rio de Janeiro (RJ). O Impa Tech é gratuito e pretende capacitar os estudantes com uma formação teórica e prática sólida em Matemática da Tecnologia e Inovação para terem sucesso no mercado de trabalho. Localizado estrategicamente no Porto Maravalley, hub de inovação da cidade, e instalado em uma sede completamente reformada pela prefeitura do Rio de Janeiro, o instituto proporcionará aos alunos um ambiente cercado de startups e empresas do setor, contribuindo para o desenvolvimento de novas tecnologias.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB
Fonte: Ministério da Educação