MPA participa do lançamento da série “Diálogos pelo Clima”, promovida pela Embrapa

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) celebrou nesta quarta-feira (7/5) seu 52º aniversário com o lançamento da série “Diálogos pelo Clima”, que visa fortalecer o compromisso do Brasil com soluções sustentáveis para a agropecuária. A programação contou com debates ao longo do dia que finalizaram com uma solenidade comemorativa no auditório da sede da instituição, em Brasília.

Representando o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), o secretário-executivo Edipo Araujo participou da cerimônia de abertura e integrou a mesa-redonda “Ciência para sistemas agroalimentares resilientes e adaptados aos impactos da mudança do clima”. Durante sua fala, o secretário destacou a importância da inclusão da pesca e aquicultura no debate climático.

“Hoje demos um passo muito importante com o lançamento do evento “Diálogos pelo Clima”, momento essencial para o setor que é fundamental para a segurança alimentar e nutricional da nossa população. A pesca e aquicultura estão na linha de frente dos impactos das mudanças climáticas e têm papel estratégico na construção de modelos produtivos resilientes e na redução das emissões de gases de efeito estufa”, afirmou Édipo.

A presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, ressaltou que a iniciativa tem como objetivo orientar os debates preparatórios para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em Belém (PA), de 10 a 21 de novembro. Segundo ela, a jornada pretende ampliar o conhecimento da sociedade sobre as mudanças do clima e valorizar tecnologias desenvolvidas pela ciência brasileira voltadas para a sustentabilidade no campo.

Edipo Araujo e Silvia Massruhá
Edipo Araujo e Silvia Massruhá

A série “Diálogos pelo Clima” será composta por sete edições, contemplando todos os biomas brasileiros. As contribuições dos encontros serão consolidadas em um documento-síntese a ser entregue ao embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30. A expectativa é que esse material subsidie a formulação de políticas públicas e auxilie a delegação brasileira nas negociações durante a Conferência.

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura