Dia das Mães: Por que a data é celebrada no segundo domingo de maio?

Quadro 'Admiração Materna', de William-Adolphe Bouguereau - Domínio Público

No Brasil, o Dia das Mães é celebrado sempre no segundo domingo de maio, mas qual o motivo da escolha da data?

O Dia das Mães será comemorado neste domingo, 11 de maio. A data, que já existe por décadas, é uma forma de homenagear todas as mães, seja com flores, cartões ou presentes. Mas você sabe por qual motivo a data é comemorada no segundo domingo de maio?

A data 

As celebrações começaram nos Estados Unidos por conta de Anna Jarvis; que queria uma forma de homenagear sua mãe, Ann, que trabalhou na organização de Clubes de Trabalho Materno — que cuidava de soldados de ambos os lados da Guerra de Secessão. 

Em 1907, Anna organizou uma pequena reunião de amigos para isso, mas as primeiras celebrações formais do Dia das Mães foram organizadas no ano seguinte, em eventos realizados em Grafton, na Virgínia Ocidental, e na Filadélfia, na Pensilvânia.

Conforme relembra matéria da Exame, Anna morreu no dia 9 de maio de 1905, e para homenageá-la, Anna escolheu o segundo domingo de maio para isso. 

Neste dia, Anna enviou 500 cravos brancos para a Igreja Metodista Episcopal Andrews, em sua cidade natal, Virgínia Ocidental. Ela também conduziu uma campanha nacional de cartas para pressionar por um feriado oficial dedicado à celebração das mães do país.

No Brasil 

No Brasil, a celebração só começou décadas depois. Sua origem exata não é um consenso, mas muitos apontam que ocorreu após iniciativa da Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul (ACM-RS). A data foi trazida ao Brasil pelo então Secretário-geral da instituição, Frank Long; com a primeira celebração ocorrendo em 12 de maio de 1918, em Porto Alegre.

Porém, é fato que a data só se tornou um feriado nacional a partir de 1932, após um decreto emitido pelo então presidente Getúlio Vargas, atendendo ao pedido das feministas da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino. 

O segundo domingo de maio é consagrado às mães, em comemoração aos sentimentos e virtudes que o amor materno concorre para despertar e desenvolver no coração humano, contribuindo para seu aperfeiçoamento no sentido da bondade e da solidariedade humana”, dizia o decreto.

Dia das Mães

No próximo domingo, 11 de maio, é celebrado o Dia das Mães. A data tem origem nos Estados Unidos, em 1907, devido aos esforços de Anna Jarvis; mas a celebração só chegou ao Brasil em 1932, com a ajuda do presidente Getúlio Vargas. 

Fonte: Aventurasnahistoria