MEC sedia abertura da Semana Nacional de Educação Financeira

O Ministério da Educação (MEC) sediou, nesta segunda-feira, 12 de maio, a cerimônia de abertura da 12ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF). O evento ocorre até 18 de maio e tem como tema “Educação financeira para crianças e jovens: preparando a sociedade para escolhas conscientes”. A iniciativa reúne instituições públicas, privadas e comunidade escolar para compartilhar conteúdos, estimular bons comportamentos e construir, desde cedo, o conhecimento necessário para que todos os brasileiros tomem decisões financeiras informadas. 

A Semana ENEF é organizada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) do Ministério da Fazenda, que preside o Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF). Na abertura, o diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica, da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, Alexsandro dos Santos, afirmou que a pasta está comprometida com essa agenda da educação financeira e que tem trabalhado para a retomada da articulação do tema no MEC.  

“Esse é um tema de fato central para a construção da cidadania. Quando a gente afirma, na nossa Constituição Federal, que a educação tem a finalidade do desenvolvimento pleno da cidadania, isso significa que ela se compromete com as diferentes dimensões que contribuem para a constituição de um cidadão. A vida financeira é uma dimensão central na constituição da vida de um cidadão. Ele precisa entender como funcionam as finanças na sua sociedade, as diferentes relações econômicas nas quais ele está envolvido, para poder exercer de maneira plena essa cidadania”, ressaltou. 

Alexsandro ainda reconheceu a importância do Fórum Brasileiro de Educação Financeira por sustentar essa agenda ao longo dos anos, em diferentes governos, diferentes contextos e conjunturas do país”.  

O presidente do Fórum e superintendente da Susep, Alessandro Octaviani, destacou na abertura que, há muitos anos, discute-se a transformação da educação financeira como uma política educacional, considerada estratégica para o país. Essa discussão e essa semana a ser lançada aqui no MEC é certamente uma enorme honra, porque demonstra exatamente essa confluência e a visão estratégica do MEC, que até então talvez o país não tenha tido até agora, de transformar isso numa política pública estratégica do mais largo alcance”, considerou. 

Participantes Também participaram da mesa de abertura a diretora de Relacionamento Cidadania e Supervisão de Conduta do Banco Central do Brasil, Isabela Correia; o superintendentegeral da Comissão de Valores Mobiliários, Alexandre Pinheiro; o gerente de Operações do Tesouro Direto da Secretaria do Tesouro Nacional, Fábio Barbosa; o diretor do Departamento do Regime de Previdência Complementar do Ministério da Previdência Social, Marlon Nogueira; e o diretor superintendente substituto e diretor de normas da Susep, Alcinei Rodrigues.  

Programação Neste primeiro dia de evento, a programação da ENEF conta ainda com um painel que discutirá educação financeira, vulnerabilidade socioeconômica e seguros inclusivos. Na terça-feira, 13 de maio, a Coordenação-Geral de Estratégia da Educação Básica participará do webinário Construindo Futuros: uma Mobilização pela Educação Financeira no Brasil. Além disso, a área realizará mobilização com os coordenadores da política de educação financeira do MEC, que, por sua vez, executarão atividades e eventos em seus territórios, envolvendo gestores, docentes e estudantes. 

ENEFRealizada anualmente desde 2014, a Semana ENEF dialoga com a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), instituída pelo Decreto nº 10.393/2020, e com a política de educação financeira do MEC. O encontro reúne diversas iniciativas gratuitas em todo o Brasil, com foco em preparar crianças, adolescentes e jovens para uma vida financeira mais consciente. 

O MEC é um dos órgãos e entidades que integram o FBEF, juntamente com o Banco Central do Brasil; a Comissão de Valores Mobiliários; a Superintendência de Seguros Privados; a Secretaria do Tesouro Nacional da Secretaria Especial de Fazenda do Ministério da Economia; a Secretaria de Previdência da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia; a Superintendência Nacional de Previdência Complementar; e a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública.  

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB/MEC 

Fonte: Ministério da Educação