Senatran reforça ações por um trânsito mais seguro em workshop promovido pela ANTT

Foto: Divulgação/ANTT

Nesta terça-feira (13), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deu início ao III Workshop Vias Seguras, que segue até esta quarta-feira (14). A programação conta com 10 painéis temáticos e reúne representantes da SENATRAN, CNT, PRF, DNIT, ABCR, ABRATI, concessionárias e operadores ferroviários, além de equipes técnicas da própria ANTT.

Com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, o evento abordou questões diretamente ligadas à rotina de quem circula pelas ruas e estradas. Entre os tópicos em destaque estão: velocidade e sinistros viários, uso de inteligência artificial na segurança, infraestrutura viária segura, bem-estar psicológico no transporte, capacitação de agentes de fiscalização, segurança dos passageiros e combate ao transporte clandestino. A iniciativa integra as ações do movimento Maio Amarelo 2025 e promove o diálogo entre especialistas, autoridades, sociedade civil e operadores de transporte, com foco na segurança viária e na integração entre os modais de transporte.

No primeiro painel do workshop, o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, explicou a escolha do tema “velocidade” como eixo central das campanhas educativas deste ano. Ele destacou a mudança de abordagem, já que, anteriormente, as campanhas tratavam de mensagens mais abstratas, como “Juntos salvamos vidas” ou “Paz no trânsito”. Agora, a mensagem é mais direta: “Desacelere”.

Segundo Catão, o Brasil ainda enfrenta um cenário com cerca de 34 mil mortes no trânsito por ano. “Todos os especialistas reconhecem a velocidade como fator de risco. Se o trânsito já é um ambiente de risco, a velocidade potencializa ainda mais”, ressaltou

O secretário propôs a possibilidade inédita de repetir o tema no próximo ano, dada sua relevância e o tempo necessário para amadurecer o debate. “E vou levantar, pela primeira vez aqui, como uma hipótese, para ouvirmos: talvez possamos repetir o tema no ano que vem? Por que não?”.

A diretora do Departamento de Segurança no Trânsito, Maria Alice Nascimento, apoiou a continuidade do tema escolhido para 2025. “É um tema que foi amplamente discutido com todos e com a sociedade, daí a importância de seguirmos com esse direcionamento”, afirmou.

Ela também adiantou ações futuras, como a campanha de capacitação específica para motociclistas e workshops com jornalistas. “Estamos trazendo esse tema da velocidade como um grande tópico a ser discutido no país, não só pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, mas por todos os parceiros da indústria automobilística e da segurança viária”, destacou a diretora.

Também estiveram presentes na abertura do evento o diretor da ANTT, Lucas Asfor; o coordenador de Prevenção e Atendimento a Sinistros da PRF, Lucas Guimarães; a tenente-coronel Jucilene Garcez, representando o Corpo de Bombeiros; e o representante da Secretaria Nacional de Transportes Ferroviários (SNTF), que abordou o tema “Investimentos Obrigatórios para a Solução de Conflitos Urbanos: Estratégias para Promover a Segurança Ferroviária”.

Assista na íntegra pelo canal do YouTube da ANTT

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes

Fonte: Ministério dos Transportes