MEC fortalece parcerias da EPT com a China

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), participou, nesta terça-feira, 12 de maio, de reunião com empresas chinesas participantes do Fórum Empresarial Brasil-China, promovido pela Agência Brasileira de Promoção das Exportações (Apex Brasil), como parte da agenda da visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Pequim.  

A pasta foi representada pelo secretário da Setec, Marcelo Bregagnoli, que aproveitou a oportunidade da agenda para tratar com representantes de diferentes setores produtivos sobre a atualização de laboratórios e de currículos de formação da educação profissional e tecnológica (EPT) no Brasil. 

Bregagnoli também se encontrou com o presidente da Associação Educacional Chinesa para Intercâmbio Internacional (CEAIE), Liu Limin. A CEAIE, que representa 1.370 unidades associadas, liderará delegações de universidades e institutos tecnológicos ao Brasil nos próximos meses. Entre os temas tratados, esteve o compartilhamento de boas práticas para a formação de docentes. 

Parceria interuniversitária Representando o MEC, o secretário participou, ainda, da cerimônia de inauguração do Instituto de Inovação e Centro Brasil da Universidade Beihang. O espaço visa fortalecer as visitas e os intercâmbios, com foco no desenvolvimento inovador em educação, ciência, tecnologia, cultura e outras áreas de atuação das instituições de ensino de ambos os países. É importante explorarmos juntos a ciência e a tecnologia de ponta, reunindo sabedoria e exportando soluções para desafios globais, como mudanças climáticas e a escassez de recursos, sublinhou 

Acordo de cooperação No evento, foi firmado acordo de cooperação entre a Universidade Beihang e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para a implantação do Instituto Confúcio na UFRJ. A ação prevê ensino de chinês, intercâmbios culturais, cooperação em pesquisa científica, treinamento de talentos, entre outras ações. O reitor da UFRJ, Roberto Medronho, também esteve presente. 

De Pequim, o Bregagnoli seguiu para Wuhan, onde participará da Conferência Mundial de Educação Digital, representando o ministro Camilo Santana. 

Relações bilaterais Em 2024, o MEC e o Ministério da Educação da China assinaram dois memorandos de entendimento: um sobre ensino de língua portuguesa na China e outro sobre certificados e diplomas de educação superior nos dois países. Na ocasião, os dois ministros da educação acordaram em criar uma instância de consulta e diálogo ministerial, com periodicidade fixa, para acompanhar a implementação dessas e de outras cooperações entre os dois países. A missão do MEC ocorre no contexto de diálogo e aproximação entre os países, em paralelo à visita do Presidente Lula ao país asiático, e busca diversificar as parcerias para a internacionalização das instituições de educação brasileiras. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Setec, da Assessoria Internacional e da Beihang University 

Fonte: Ministério da Educação