Protocolo de intenções assinado pela Secretaria-Geral com aliança internacional vai fortalecer cadeia produtiva de catadoras e catadores

- Foto: GRACCHOASCOMSGPR

A Secretaria-Geral da Presidência da República assinou, nesta quarta-feira, 14, protocolo de intenções com a organização internacional Alliance to End Plastic Waste (AEPW), com o objetivo de fortalecer a cadeia da reciclagem no Brasil, ampliar a inclusão social e econômica de catadoras e catadores de materiais recicláveis e promover ações voltadas à economia circular.

A parceria prevê esforços conjuntos para a construção de uma cadeia sustentável, inclusiva e estruturada de reciclagem de resíduos plásticos no país. O protocolo contempla ações como o encerramento humanizado de lixões, o fortalecimento de cooperativas, a inclusão de catadores informais, a formação profissional por meio de uma Escola Nacional e a integração direta das cooperativas à cadeia de reciclagem do plástico.

O ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência da República, agradeceu a parceria da AEPW: “A agenda das catadoras e catadores é prioritária para o presidente Lula, ela garante proteção ambiental, reforça a saúde pública e fortalece a cadeia produtiva das catadoras e catadores que presta um serviço ambiental valioso ao país”. Macêdo relembrou ainda os R$ 484 milhões de investimento já feitos pelo governo federal em iniciativas voltadas para a categoria.

Presidente da AEPW, Jacob Duer falou sobre o desafio da reciclagem do plástico para o mundo e sobre a importância das ações previstas no protocolo de intenções para o meio ambiente. “Nós acreditamos que podemos vencer esse desafio com diálogo e parceria. Este é o início da parceria, e estamos ansiosos em transformar em ação, traçar um plano de trabalho, uma estratégia de longo prazo, mas que traga resultados de curto prazo para o fortalecimento da atividade de catadoras e catadores”, afirmou Duer.

Expectativas

A iniciativa segue o previsto na Estratégia Nacional de Economia Circular e à Política Nacional de Fechamento Humanizado de Lixões, bem como as diretrizes do Comitê Interministerial para Inclusão Socioeconômica de Catadoras e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis (CIISC).

A Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) celebrou a assinatura do protocolo de intenções. “Para nós, catadoras e catadores, é importante ter o CIISC como protagonista da elaboração do plano de trabalho que vai nascer desse protocolo de intenções, porque o CIISC somos nós falando sobre nós”, afirmou o dirigente da Ancat, Roberto Rocha.

AEPW

Fundada em 2019, a AEPW é uma organização sem fins lucrativos que reúne cerca de 70 empresas globais de toda a cadeia de valor do plástico, entre elas BASF, Shell, Mitsubishi Chemical Group e Procter & Gamble. A instituição atua com foco em soluções pós-uso de resíduos plásticos, como reciclagem, reutilização e reuso, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental.

Fonte: Secretaria-Geral