O Ministério do Turismo participa do SINDEPAT Summit 2025, principal encontro da indústria de parques, atrações turísticas e entretenimento do país, que ocorre de 14 a 16 de maio, em Campos do Jordão (SP). A diretora do Departamento de Investimentos, Crédito, Parcerias e Concessões no Turismo, Viviane de Faria, representou a Pasta e apresentou os principais avanços e oportunidades para o setor, destacando as mudanças trazidas pela Nova Lei Geral do Turismo.
Estruturação de parcerias público-privadas (PPPs) e os mecanismos de apoio financeiro disponíveis, como o FUNGETUR foram algumas das iniciativas prioritárias apresentadas pela diretora no evento. Outra ação que tem sido trabalhada pela equipe do Ministério foi o Portal de Investimentos, uma plataforma que conecta investidores e empreendedores do turismo em todo o país, promovendo agilidade, transparência e visibilidade na captação de negócios.
“O SINDEPAT Summit já integra o calendário anual de ações estratégicas do Ministério do Turismo. Estar presente nesta edição é uma oportunidade de mostrar o desenvolvimento contínuo da atividade econômica do turismo, fortalecer o diálogo com os principais representantes da indústria de atrações turísticas e reafirmar nosso compromisso com um ambiente favorável à inovação, à geração de negócios e à atração de investimentos”, afirmou Viviane de Faria.
EXPANSÃO – Durante a conferência, foram divulgados dados que comprovam o crescimento acelerado do setor de parques temáticos e atrações no Brasil. Segundo o Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), o segmento registrou faturamento de R$ 7,6 bilhões em 2024, com aproximadamente 127 milhões de visitantes.
As projeções para 2025 são otimistas e a previsão é de um faturamento de R$ 8,4 bilhões e 138 milhões de visitas aos empreendimentos. Isso vai significar um crescimento estimado de 9%. Esses resultados demonstram a relevância do setor para impulsionador da economia turística nacional, gerando empregos.
Por Júlia de Aguiar
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo