Mato Grosso do Sul é o primeiro a realizar conferências em todas as cidades

O Brasil está se engajando na preparação para a 6ª Conferência Nacional das Cidades, prevista para outubro, em Brasília, e o primeiro passo é a realização das etapas municipais. Esta fase é uma das mais fundamentais da preparação e, também, uma das mais difíceis, por precisar da participação da sociedade civil e do poder público de várias regiões do estado. Ainda assim, o Mato Grosso do Sul não mediu esforços e é um dos destaques do país. 
 
Nas últimas semanas, com a conclusão de reuniões em locais como Dois Irmãos do Buriti, Rochedo, Ladário e Dourados, todos os 79 municípios sul-mato-grossenses realizaram a etapa municipal. O esforço e engajamento de todas as partes fizeram o estado ser o primeiro a alcançar a marca. 
 
“Nós estamos muito orgulhosos de ter conseguido realizar as conferências em 100% dos municípios. Ter atingido essa meta é sinal de que houve um engajamento muito grande de todos da equipe responsável pela mobilização e dos municípios. Isso mostra o quanto o tema do desenvolvimento urbano é importante”, disse a diretora presidente da Agência de Habitação Popular (AGEHAB-MS) e secretária executiva do Conselho Estadual das Cidades de Mato Grosso do Sul, Maria do Carmo. 
 
Grupo de pessoas sentadas num auditório.
Conferências municipais no Mato Grosso do Sul elaboraram mais de 300 propostas para a etapa estadual. Crédito: Conselho Estadual das Cidades do MS.
A etapa municipal é o estágio inicial de preparação para a 6ª Conferência Nacional das Cidades e pode ser feita até 30 de junho. Os encontros reúnem membros da sociedade civil e do poder público, que juntos participam da construção de políticas públicas para cidades mais inclusivas, sustentáveis e democráticas, com debates sobre temas como mobilidade urbana, habitação, saneamento e inclusão social. 
 
O próximo passo é a conferência estadual do Mato Grosso do Sul, marcada para 5 e 6 de junho, em Campo Grande. Serão 370 delegados eleitos representando os municípios e mais de 300 propostas apresentadas. 
 
As etapas estaduais devem ser realizadas até 31 de agosto. Já foram agendadas, por exemplo, as de São Paulo (27 e 28/8), Ceará (20 a 21/8), Amapá (20 a 22/8) e do Distrito Federal (29 a 31/8). 

Veja aqui como elaborar propostas para a 6ª CNC.

Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: [email protected]

Fonte: Ministério das Cidades