O Programa PAS Nordeste – Produção e Consumo de Alimentos Saudáveis foi lançado no Rio Grande do Norte nesta terça-feira (20), com prioridade na promoção da agricultura familiar, da segurança alimentar e do enfrentamento às mudanças climáticas. O programa foi lançado na Bahia, em abril, e marca a retomada da política de desenvolvimento territorial no semiárido nordestino.
A governadora Fátima Bezerra (PT/RN) ressaltou o compromisso da administração estadual com a inclusão produtiva e a valorização do campo no Rio Grande do Norte: “Com parcerias sólidas, seguimos transformando o rural em um lugar de dignidade e futuro”, afirmou.
- Governadora Fátima Bezerra (PT/RN). Foto: Divulgação.
O secretário-adjunto da Secretaria Nacional de Participação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República, Valmor Shiochet, explicou o programa de extensão em participação social nas instituições públicas de ensino superior, parceria da Secretaria-Geral e do MEC, que vai disponibilizar em cada território do PAS Nordeste um núcleo de extensão universitária.
“O programa de extensão vai contribuir no processo de articulação e participação nas políticas públicas do governo federal. Estamos contribuindo junto com o Consórcio Nordeste, para a consolidação da participação social nos territórios e de organização dos colegiados territoriais,” afirmou.
Schiochet disse que após a iniciativa do Consórcio Nordeste, o governo federal está participando ativamente do PAS Nordeste com atuação direta de cinco ministérios: Desenvolvimento Agrário (MDA), Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), Trabalho e Emprego (MTE), Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) e a Secretaria-Geral da Presidência da República.
O PAS Nordeste é uma iniciativa do Consórcio Nordeste, com apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), em articulação com os governos federal e estadual.
Fonte: Secretaria-Geral