Renan Filho visita o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (23) e entrega obra viária que beneficiará 4 milhões de pessoas

Pronto para entrar em operação, o Complexo Viário de Esteio, um dos marcos da obra de adequação da BR-116 no trecho entre Porto Alegre e Novo Hamburgo (RS), será entregue nesta sexta-feira (23), com o objetivo de eliminar gargalos críticos e melhorar o desempenho da rodovia.

A entrega ocorre um ano após a tragédia que afetou a região, representando um avanço importante na recuperação e no fortalecimento da infraestrutura viária do estado. Os viadutos terão impacto direto na redução de acidentes, no aumento da capacidade de tráfego e na otimização do tempo de viagem, beneficiando cerca de 4,2 milhões de pessoas na região.

O complexo, localizado em um dos trechos urbanos mais críticos da BR-116, tem 2,8 quilômetros de extensão e contempla três viadutos, a duplicação da ponte sobre o Arroio Sapucaia, a implantação de terceiras faixas, vias marginais e 13 acessos em ruas laterais. Executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a obra elimina gargalos históricos da rodovia e fortalece a logística da região.

Ainda na agenda, o ministro visitará as obras de contenção e um viaduto na BR-470/RS, que juntas somam R$ 153 milhões em investimentos. Essas melhorias integram o esforço do Governo Federal para recuperar a infraestrutura viária do estado, como o Complexo Viário da Scharlau, em São Leopoldo, entregue em agosto de 2023, com a presença do presidente Lula.

Cobertura de Imprensa
Não é necessário credenciamento para os jornalistas interessados em acompanhar as atividades.

Serviço
Visita às obras de contenção e viaduto na BR-470/RS
Quando: Sexta-feira (23), às 11h e 12h
Onde: km 189 e km 194 da BR-470 – Bento Gonçalves/RS

Inauguração do Complexo Viário de Esteio
Quando: Sexta-feira (23), às 15h
Onde: Parque Estadual de Exposições Assis Brasil
Endereço: BR-116, km 13 – Esteio/RS

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes

Fonte: Ministério dos Transportes