Em contagem regressiva para as Surdolimpíadas 2025, que serão no Japão, em novembro, a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), órgão do Ministério do Esporte, promoveu em parceria com a Confederação Brasileira de Desportos para Surdos (CBDS) um Treinamento Especial sobre a Lista de Substâncias e Métodos Proibidos, na noite desta quarta-feira (21), de forma on-line.
O evento foi direcionado a atletas, técnicos e dirigentes do desporto surdolímpico, e teve como objetivo promover a educação antidopagem, reforçando o compromisso com o jogo limpo e a ética no esporte. Conduzida por Ana Bonetti, coordenadora-geral de Educação da ABCD, a palestra trouxe uma abordagem atualizada sobre as diretrizes da Lista de Substâncias e Métodos Proibidos 2025.
Segundo a presidente da CBDS, Diana Kyosen, a parceria com a ABCD reforça os princípios que norteiam o esporte surdolímpico no Brasil. “Para a CBDS é uma grande satisfação reafirmar seu compromisso com o esporte limpo. Acreditamos que a informação é uma das principais ferramentas na construção de uma cultura ética no esporte”, destacou.
Diana também ressaltou que o treinamento permitirá aos surdoatletas compreenderem seus direitos e deveres, identificando riscos e adotando uma postura preventiva em suas carreiras esportivas.
A ação integra o conjunto de iniciativas educacionais contínuas da ABCD, em conformidade com as orientações da Agência Mundial Antidopagem (AMA/WADA). O foco é informar, conscientizar e capacitar os participantes a tomarem decisões seguras e responsáveis, prevenindo violações às normas antidopagem.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte