Bombeiros capacitados pelo MJSP atuarão no combate a incêndios e crimes ambientais na Amazônia e no Pantanal

Foto: Jefferson Castro/MJSP

Brasília, 23/05/2025 – Trinta e oito bombeiros militares recém-formados pela 31ª edição da Instrução de Nivelamento de Conhecimento Florestal (INC Florestal) estão prontos para reforçar o combate a incêndios e crimes ambientais em áreas prioritárias da Amazônia Legal e do Pantanal. As aulas ocorreram de segunda-feira (19) a sexta-feira (23), no Batalhão Escola de Pronto Emprego, em Brasília (DF).

Os formandos passarão a integrar as operações da Força Nacional nas novas bases avançadas que serão instaladas em Altamira (PA), Porto Velho (RO), Cuiabá (MT) e Corumbá (MS), cidades estratégicas para o combate ao desmatamento e às queimadas ilegais.

As ações de combate são conduzidas em articulação com diversos órgãos federais e estaduais, com foco na proteção ambiental, na promoção da segurança e na garantia da ordem pública.

Promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e com apoio da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) e Diretoria de Ensino e Pesquisa, a capacitação teve carga horária de 50 h/a e reuniu alunos de 12 unidades da federação: Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Distrito Federal (DF), Goiás (GO), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Sul (RS) e São Paulo (SP).

O grupo participou de capacitação prática e teórica em técnicas de combate a incêndios florestais, princípios gerais de sobrevivência e simulações de ocorrências em áreas de difícil acesso.

“Estamos ampliando a presença qualificada de bombeiros da Força Nacional nos territórios mais sensíveis do País. Esses profissionais vão atuar diretamente na linha de frente da proteção ambiental e no enfrentamento aos crimes que ameaçam nossos biomas”, destacou o diretor da Força Nacional de Segurança Pública, Fernando Alencar Medeiros.

A formação especializada é parte da estratégia do Governo Federal para fortalecer as ações de prevenção e combate a incêndios florestais na Amazônia Legal e no Pantanal, especialmente no período de estiagem.

INC Florestal

A FNSP prevê novas edições da INC Florestal em 2025 para capacitar mais 500 bombeiros militares ao longo do ano. Também está em andamento a formação de peritos em incêndios florestais, em parceria com o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso (MT), com foco em monitoramento remoto, responsabilização de infratores e formação de multiplicadores técnicos dentro da estrutura da Força Nacional.

Entre os cursos aprovados e em execução estão o Sistema de Comando de Incidentes (SCI), Resgate em Áreas Inundadas (Crai), Resgate em Deslizamento de Terras (CRDT), Atendimento Pré-Hospitalar e Resgate Tático e o Curso de Piloto de Drones (SARP). Em fase de desenvolvimento, destaca-se ainda o Curso de Perícia de Incêndios Florestais e Geoprocessamento.

Cadastro de veteranos

A Força Nacional está com vagas abertas para o cadastro de profissionais veteranos, policiais, bombeiros e profissionais de perícia que estejam inativos há menos de 5 anos. Os voluntários com inscrições aprovadas poderão ser mobilizados conforme a necessidade, oportunidade e conveniência da Força Nacional, com possibilidade de permanência por até dois anos, prorrogáveis.

Para inscrições e mais informações, acesse o site oficial.

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública