O estilo moderno visa aproveitar melhor o espaço e é marcado por uma estética minimalista e um ambiente funcional
Na busca por ambientes mais funcionais e elegantes, o design de cozinhas contemporâneas tem conquistado seu espaço nos projetos de interiores. Linhas retas, paletas neutras e soluções inteligentes definem o estilo moderno, priorizando tanto a estética quanto a praticidade no dia a dia.
Essa tendência reflete a necessidade de espaços otimizados, que se adaptem às novas rotinas e ao uso cada vez mais integrado dos ambientes. A seguir apresentamos os principais elementos do design contemporâneo.
O papel dos eletrodomésticos embutidos
Dentro desse conceito, os eletrodomésticos de embutir ganham destaque por contribuírem para a organização e o visual sofisticado das cozinhas. Entre eles, o forno de embutir se tornou um elemento indispensável para quem deseja unir tecnologia, funcionalidade e um acabamento clean, sem abrir mão da eficiência.
A ideia é ter uma cozinha sempre funcional, com tudo o que você precisa, e aproveitar ao máximo o espaço disponível, ainda mais agora, com apartamentos e sobrados menores.
Além disso, mesmo em cômodos mais amplos, o design moderno pede foco no minimalismo, ou seja, algo mais leve, o essencial para que tudo funcione bem.
Cozinhas 100% planejadas
As cozinhas planejadas já não são vistas como um luxo. Ao contrário, são a oportunidade de aproveitar ao máximo o espaço disponível e deixar aquele cômodo com um toque da sua personalidade.
Tudo começa com os móveis, a escolha de armários e prateleiras, que podem ser abertos ou fechados, a escolha de portas de correr para facilitar a rotina na cozinha, e termina com os eletrodomésticos.
Se os móveis já foram pensados para caber em cada cantinho da sua cozinha, por que não trazer eletrodomésticos compactos e que também se encaixam nesses espaços? E foi assim que os eletrodomésticos de embutir chegaram às cozinhas.
Tendências atuais para testar sem medo
Se você é apaixonado pelo estilo das cozinhas contemporâneas e seu toque minimalista, confira quatro tendências atuais para testar em sua casa.
Eletrodomésticos integrados aos móveis
Essa é a tendência contemporânea mais conhecida e aplicada. O objetivo é que os móveis e eletrodomésticos estejam integrados e combinem entre si. Assim, são pensados para desaparecerem em meio aos armários. O truque está em painéis frontais que combinam com os móveis, reforçando a continuidade visual.
Tecnologia inteligente nos eletros embutidos
A automação residencial avançou muito, e agora os eletrodomésticos embutidos também acompanham essa evolução. Fornos de embutir inteligentes, por exemplo, permitem programar receitas via app ou comando de voz. Essa praticidade combina perfeitamente com o estilo contemporâneo, que valoriza tanto a estética quanto a eficiência tecnológica.
Cores neutras e acabamento fosco
As cores neutras estão em alta para os eletrodomésticos, além do acabamento fosco. Mas você não precisa se contentar unicamente com a linha branca. O prateado, o cinza, o bege e o preto também são muito bem-vindos para o espaço, só não se esqueça de pensar também na iluminação. Esses detalhes atendem ao desejo por ambientes mais práticos e com estética atemporal.
Compactação sem perder performance
Outra tendência forte é a preferência por eletrodomésticos embutidos mais compactos, mas que entregam alta performance. Freezers pequenos, lava-louças slim e fornos compactos, por exemplo, são perfeitos para cozinhas contemporâneas em apartamentos e casas menores, sem sacrificar a eficiência ou o estilo.
Cozinhas integradas
As cozinhas integradas com salas de estar ou jantar pedem uma decoração diferente e os eletrodomésticos não ficam de fora dessa mudança. As opções incluem itens que tragam harmonia visual para o ambiente, por isso fornos, micro-ondas, adegas e cooktops de embutir deixam o ambiente mais livre, convidativo e adaptado para receber outras pessoas.
Ilhas multifuncionais
Hoje, as ilhas não servem apenas como apoio para o preparo de alimentos, mas também integram cooktops, fornos e até pequenas adegas ou freezers. Essa configuração cria um ambiente mais fluido e sociável, ideal para cozinhas abertas, permitindo que quem cozinha interaja com convidados enquanto aproveita um espaço prático e organizado.