Dicas para quem quer instalar ar-condicionado em casa sem dor de cabeça

Entender como escolher o local apropriado para o ar-condicionado é um passo importante para evitar problemas futuros

O ar-condicionado é o aliado perfeito para combater o calor e as altas temperaturas. Porém, escolher um ar-condicionado janela potente e que consiga oferecer conforto térmico no seu dia a dia é o primeiro passo. A instalação do aparelho requer alguns cuidados, que devem ser seguidos para evitar dores de cabeça no futuro, sobretudo porque essa instalação mexe em questões estruturais da sua casa.

Você está ciente de quais cuidados são esses? No texto a seguir, conheça algumas dicas e avisos importantes para fazer uma instalação tranquila do aparelho em sua residência.

Entenda a estrutura da casa e do aparelho escolhido

Existem diferentes tipos de ar-condicionado, mas boa parte das instalações atuais são dos modelos Split. Nele, uma parte do aparelho fica dentro da casa (a unidade interna, chamada de evaporadora), enquanto a outra parte fica de fora (a unidade externa, chamada de condensadora).

Essas partes são interligadas por tubulações, com o uso de tubos de cobre ou alumínio (a “tubulação frigorífica”), que utilizam bitolas e diâmetros adequados à potência do aparelho. Também há o uso de tubos de PVC para drenar a água, além da tubulação de fiação elétrica, com cabos dimensionados conforme a potência do ar-condicionado e por disjuntor para cada aparelho instalado.

Vale destacar que, quanto maior for a distância entre a evaporadora e a condensadora, maior será o gasto envolvendo mão de obra e materiais. Caso sua casa esteja em construção e você planeje a instalação do aparelho, é possível planejar um local para que essa tubulação passe por dentro da parede. Já para uma casa ou um apartamento pronto, é preciso analisar o espaço em que será instalada a unidade, uma vez que será necessário fazer uma abertura na parede para colocar a tubulação.

Melhor lugar para instalar o ar-condicionado

Qual será o melhor local para instalar o aparelho em sua casa? Claro, cada um terá suas preferências, havendo particularidades em cada caso. No entanto, é preciso prestar atenção em algumas questões para fazer a escolha apropriada.

No caso da unidade interna (evaporadora), o local escolhido deve ser capaz de suportar o peso dela, como o reboco da parede. Esse local também deve ser capaz de suportar as vibrações do aparelho enquanto ele estiver funcionando. É importante que nenhum tipo de obstáculo atrapalhe a saída ou entrada de ar no aparelho. Por fim, é recomendável que ele fique a uma distância de pelo menos 1 metro de outros aparelhos eletrônicos, para não interferir no funcionamento do controle remoto.

E quanto à condensadora? O que avaliar? Primeiro, não a coloque em locais fechados, como banheiros, varandas e lavanderias. Dê preferência para espaços abertos, secos e com boa ventilação, protegendo-a da exposição direta ao sol com um toldo. Lembre-se de verificar se, no local do ruído que ela gera, esse barulho irá atrapalhar os vizinhos. Também é preciso analisar os lugares para a drenagem da água e, para quem mora em apartamento, se é permitido instalá-la na parte exterior, uma vez que diversos prédios são rigorosos quanto à alteração da fachada.

Fiação elétrica

É importante ter em mente que no Brasil há duas tensões elétricas, de 110v e 220v. Portanto, para evitar conflitos, o modelo escolhido deve ter a mesma rede do local em que será instalado. O ar-condicionado exige um disjuntor com fiação exclusiva, evitando sobrecarregar a rede elétrica e colocar a casa em risco.

Contratação de um técnico especializado e manutenção

Com tudo preparado e todos os cuidados tomados, chegou a hora da instalação em si. Para isso, não tente efetuá-la por conta própria. Contrate o serviço de um técnico especializado e capacitado no assunto, que será capaz de fazer a instalação de forma segura e adequada.

Quando o aparelho estiver funcionando, será sua responsabilidade fazer a manutenção dele. Durante o período de tempo em que seu uso for mais frequente, será necessário limpar os filtros ao menos uma vez por mês. Também é preciso fazer uma manutenção especializada, realizada por um profissional, a cada seis meses, que irá garantir o bom funcionamento do aparelho e estender a sua vida útil.