Brasília (DF) – A primeira “Barreira SABO” do Brasil, tecnologia japonesa para conter deslizamento, acaba de ter a construção autorizada pelo Ministério das Cidades, no município de Nova Friburgo, Rio de Janeiro. A obra será executada com recursos do Orçamento-Geral da União (OGU), no valor de R$ 20,13 milhões pelo Novo PAC.
A Barreira SABO é uma obra-piloto nacional, resultado do Projeto de Aprimoramento da Capacidade Técnica em Medidas Estruturais contra Movimentos Gravitacionais de Massa com Foco na Construção de Cidades Resilientes, conhecido como Projeto SABO.
É fruto de cooperação técnica entre o Brasil e o Japão, com apoio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e teve o projeto firmado com o Governo do Estado do Rio de Janeiro homologado pela Secretaria Nacional de Periferias
O projeto consiste na avaliação do movimento de massas, com foco na ocorrência de fluxo de detritos, que tem maior poder de destruição que um deslizamento comum. A instalação das barreiras permite a contenção do fluxo de detritos e a redução da área de alastramento do desastre.
Iniciado em 2018 no próprio Ministério das Cidades, o Projeto SABO atualmente conta com a colaboração do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), responsável por sua gestão. A iniciativa também está alinhada com os resultados do Projeto GIDES (Gestão Integrada de Riscos em Desastres), finalizado em 2017, primeiro acordo de cooperação técnica entre Brasil e Japão na área de prevenção de desastres e resultou na elaboração de seis manuais técnicos, incluindo diretrizes para obras de contenção e planejamento urbano resiliente.
“A homologação desta etapa representa um passo significativo na redução dos riscos de desastres, como os que ocorrem historicamente na Região Serrana do Rio de Janeiro, reforçando o compromisso do Governo Federal com a promoção de cidades mais seguras, resilientes e preparadas para os desafios climáticos”, pontuou o diretor do Departamento de Mitigação e Redução de Riscos, da Secretaria, Rodolfo Moura.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: [email protected]
Fonte: Ministério das Cidades