Começou, nesta sexta-feira (30), o atendimento presencial a aposentados e pensionistas para verificar se tiveram descontos associativos não autorizados. O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, visitou a Agência Central dos Correios no Recife (PE). A iniciativa amplia de forma significativa a rede de atendimento presencial para beneficiários do INSS, especialmente em localidades sem unidades próprias do instituto. Das 193 agências próprias dos Correios em Pernambuco, 146 estão habilitadas neste momento a fazer esse atendimento. Em breve todas estarão preparadas para receber os beneficiários.
O ministro acompanhou o primeiro aposentado a fazer a consulta no estado. Ele não tinha qualquer desconto e agradeceu o pronto atendimento. Wolney Queiroz defendeu o atendimento olho no olho para alcançar aqueles que são mais vulneráveis e que não têm acesso à tecnologia. “Nós estamos abrindo 5.033 agências em 4.500 municípios do Brasil para fazer esse atendimento. Esse é o compromisso do governo de deixar todo mundo atendido. Os aposentados têm a garantia de que receberão o ressarcimento”, disse Queiroz.
Para o advogado-geral da União, Jorge Messias, é muito importante que esse atendimento ocorra com maior segurança possível. “Os aposentados e pensionistas mais idosos não têm familiaridade com a tecnologia, por isso nós temos que oferecer a modalidade presencial”, disse. O ministro esteve presente no atendimento dos Correios em Brasília.
Já o presidente do INSS, Gilberto Waller, esteve em São Paulo e no Rio de Janeiro acompanhando os primeiros atendimentos nas agências dos Correios na região. “A ideia é que alcancemos todas as pessoas. Que todos possam se manifestar se aquele desconto foi regular ou não para que a gente possa, num momento não muito distante, fazer o ressarcimento de todos aqueles que foram lesados”, afirmou.
Em Salvador, o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, alertou que os beneficiários não precisam correr às agências. “Pode vir com tranquilidade. Nós queremos que os beneficiários tenham um atendimento humanizado, sejam acolhidas nesse momento que eles estão precisando do atendimento do governo”, afirmou Santos. Somente na manhã de hoje, os Correios atenderam 6,2 mil pessoas.
Com mais de 5 mil agências próprias habilitadas em todos os estados, os Correios oferecem uma estrutura pública essencial para viabilizar o esforço coletivo de proteção aos aposentados, promovendo inclusão social e garantindo um atendimento humanizado, seguro e gratuito.
Atendimento seguro e com proteção de dados – A parceria prevê protocolos rigorosos de segurança, com atendimento feito exclusivamente por profissionais treinados em unidades próprias dos Correios. Todos os dados dos beneficiários são tratados com base na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo confidencialidade e rastreabilidade.
Locais sem agência habilitada – Para regiões ainda não atendidas pelas agências habilitadas, estão sendo planejadas ações itinerantes e mutirões de atendimento, com o objetivo de garantir a universalização do serviço.
Confira mais detalhes e a lista completa das unidades habilitadas.
Ascom/MPS
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