Atuação de mulheres na pauta ambiental marca o início da Semana do Meio Ambiente

- Foto: Emanuelle Sena/AscomAGU

O advogado-geral da União, Jorge Messias, disse nesta segunda-feira (2/6) que a participação das mulheres na pauta ambiental representa força e capacidade de resistência para lidar com os vários temas relacionados ao meio ambiente.  “As mulheres são as primeiras fontes de proteção e de acolhimento. Estar iniciando a semana do meio ambiente com mulheres que trabalham com temas ambientais é um privilégio”, disse.

Jorge Messias participou, na sede da Advocacia-Geral da União (AGU), em Brasília, do evento “Elas pelo Planeta – Vozes do Futuro”, organizado pelas Procuradoria Nacional de Defesa do Clima e do Meio Ambiente (Pronaclima), Assessoria de Diversidade e Inclusão, e Secretaria-Geral de Administração (SGA), da AGU. A atividade marcou o início do mês do meio ambiente na AGU, marcada por duas pautas fundamentais para a instituição: “a promoção da igualdade de gênero e a ação climática”.

O evento reuniu mulheres em cargos de liderança, expoentes da academia e do governo federal na pauta climática ambiental.  “Elas são parceiras. Pessoas que não só estudam e pesquisam, mas colocam em prática a pauta ambiental no dia a dia, no trabalho que elas fazem. Estamos reafirmando nosso compromisso de transformação,” resumiu Mariana Cirne, procuradora-chefe da Pronaclima, sobre o perfil das participantes.

Desafios

“Elas pelo Planeta: Vozes do Futuro” é uma iniciativa da AGU para visibilizar as trajetórias, os desafios e as conquistas das mulheres, em especial servidoras e integrantes das carreiras da AGU, na construção de políticas públicas, fiscalização ambiental, educação socioambiental e conservação da biodiversidade.

“Nós como advocacia pública, temos um papel muito importante. As mulheres mobilizam esta força matriz institucional, para sermos agentes de transformação na pauta ambiental”, assinalou o ministro Jorge Messias durante o evento. “Como somos um Governo que valorizamos a ciência para todos os processos decisórios, temos clareza do tamanho do desastre que enfrentaremos, se não houver uma mudança de rumo muito severa no tratamento dos desafios ambientais”, complementou.

A procuradora Mariana Cirne lembrou que a Advocacia-Geral da União é um órgão transversal, capaz de incluir a sustentabilidade nas suas pautas, nas suas interpretações, na judicialização e em outros papéis que a instituição pode alcançar. “Nós mulheres somos as pessoas que cuidam, que pensam nas futuras gerações e as pessoas que colocam essa pauta de pé. Então, é um reconhecimento e é também um ânimo para continuar seguindo, transformando e fazendo acontecer”, ressaltou.

Vozes femininas

A presença feminina na agenda ambiental também foi ressaltada pela assessora de Diversidade e Inclusão da AGU, Claudia Trindade. “A força feminina na luta da agenda ambiental é determinante para um mundo sustentável. Somos parceiras da Mãe Terra em prol do futuro da humanidade”, disse.

Elisa Malafaia, secretária-geral de Administração AGU falou da responsabilidade em fazer as mudanças necessárias em prol da sustentabilidade. “Nesse sentido destaco que lançaremos neste mês de junho a nova versão do Plano de Logística Sustentável. O documento será levado para discussão no Comitê de Governança o Prêmio. Também vai ser lançado o Selo de Sustentabilidade e será assinada pelo ministro a Política de Impressão”, informou.

Presente ao evento, a chefe da Procuradoria-Federal Especializada (PFE) junto ao Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Karina Marx Macedo, destacou que o “Elas pelo Planeta – Vozes do Futuro” é um evento que aproxima e mobiliza mulheres para maior discussão acerca do mundo que queremos e como avançar nesse caminho, ocupando os espaços de poder. “O tema clareia nossa conexão com a Natureza, em sua dimensão feminina e assim, revela a necessidade do engajamento de toda sociedade com a vida em suas variadas formas”, salientou.

Dentre várias outras participantes, o evento também contou com a participação da professora associada da Universidade de Brasília, Mercedes Bustamante. Membro titular da Academia Brasileira de Ciências, a professora fez uma avaliação positiva do evento, qualificando-o como um momento significativo de partilha e uma demonstração clara da relevância da atuação de mulheres na defesa do meio ambiente, que fornece a base de bem-estar da população brasileira hoje e no futuro. “O esforço incansável da equipe da AGU, embasada por robustas evidências científicas, é essencial para manter as bases de desenvolvimento sustentável no Brasil e garantir nossa capacidade de enfrentar as crises planetárias”, salientou.

Eventos

Neste ano, o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente é a Eliminação Global da e Poluição Plástica. Em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a AGU está construindo uma iniciativa que busca facilitar o acesso à assistência do INSS pelos colaboradores da cooperativa de reciclagem que prestam serviços à instituição, conferindo mais dignidade para essas trabalhadoras e trabalhadores.

Para reforçar as iniciativas que visam viabilizar políticas públicas inclusivas e sustentáveis, a AGU realizará o seminário “Ampliando as Ambições Climáticas e Ambientais”, nos dias 10 e 11 de junho. O seminário abre espaço de diálogo obre temas atuais na pauta ambiental e climática, como litigância climática, combate aos crimes ambientais e mercado de carbono. 

A AGU também vai participar da III Conferência Latino-Americana de Advocacias e Procuradorias de Estado (III Clape), que será realizada em sucre, na Bolívia, nesta semana, cujo tema central será a defesa judicial do meio ambiente.

Assessoria Especial de Comunicação Social da AGU

Fonte: Advocacia-Geral da União