Recife sedia 1º Encontro Regional do Sisan no Nordeste, entre 9 e 11 de junho

Recife será palco do 1º Encontro Regional do Sisan do (Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional) do Nordeste. De segunda-feira (9.06) a quarta-feira (11.06), a capital pernambucana receberá uma programação intensa no Hotel Jangadeiro, localizado na Avenida Boa Viagem. O evento tem como objetivo formular e implementar políticas e planos de segurança alimentar e nutricional, além de fortalecer a articulação entre governo e sociedade civil, promovendo também o acompanhamento, o monitoramento e a avaliação das ações de segurança alimentar e nutricional no país.

Na segunda-feira, o credenciamento para o evento começa às 8h, e a abertura está programada para ocorrer às 9h. Mais tarde, às 11h, haverá um painel sobre o Programa de Produção e Consumo de Alimentos Saudáveis (PAS Nordeste). A palestra com o tema “O Sisan na Região Nordeste, elementos nacionais do Sisan” abre o período da tarde, às 13h. Das 15h às 17h, os participantes compartilharão experiências estaduais e municipais do Sisan.

Na terça-feira, às 8h, serão realizados grupos de trabalho para debater diversos temas. Entre eles, a intersetorialidade, a participação e o papel do Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional). Às 11h, está marcada a assinatura do acordo de cooperação técnica do Consórcio Nordeste em parceria com o Governo Federal. Para encerrar o dia, haverá uma sistematização dos grupos de trabalho.

Já na quarta-feira, os trabalhos ocorrerão das 9h às 12h, com debates sobre o programa Alimenta Cidades e o uso das ferramentas da Sagicad (Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único) para qualificar as políticas de promoção da Segurança Alimentar e Nutricional.

O último dia de evento, quinta-feira, terá programação das 9h às 17h. Às 9h, haverá um painel sobre o trabalho social voltado às famílias e territórios e sobre a gestão do SUAS no contexto da insegurança alimentar, com participação da SNAS (Secretaria Nacional de Assistência Social). Das 14h às 17h, serão realizadas diversas oficinas, entre elas uma sobre o Protocolo Brasil Sem Fome: Da Identificação à Resposta à IA grave – Ferramentas, Processos e Articulação, com a participação da Intersetorial nos Territórios, Secretaria Extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome (SECF). Para encerrar, será promovida uma oficina de escuta e validação da proposta de regulamentação dos equipamentos de segurança alimentar e nutricional, com a participação da Sesan (Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional).

Serviço

Data: de 9.06 a 11.06
Local: Hotel Jangadeiro, Av. Boa Viagem, 3114, Recife

Confira a programação completa aqui 

Assessoria de Comunicação MDS

Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome