Procon atualiza servidores sobre uso de soluções digitais em processos

Servidores do Procon Mato Grosso do Sul participaram, nessa semana, de qualificação para o uso de ferramentas digitais durante todo o processo administrativo realizado pela instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos). A ação foi conduzida pela Escola do Consumidor.

O Sistema E-Procon, com os módulos Papel Zero e Horus, teve suas funcionalidades detalhadas pela advogada e assessora técnica do Procon, Eliete Joerke. “Hoje nosso atendimento é digital e deve ser visto como um processo único, que precisa estar alinhado entre todos os setores”.

Da abertura de uma reclamação a eventual aplicação de uma multa, os dados apresentados pelo consumidor transitam no Papel Zero. Já os processos físicos, assim que digitalizados, ficam listados no Horus, para consulta e tratamento da demanda. O sistema E-Procon vem sendo aprimorado desde julho de 2022.

Procon atualiza servidores sobre uso de soluções digitais em processos

“A tecnologia nos permite consultar quantos processos aguardam julgamento administrativo, quais deles geraram acordo e o andamento da reclamação aberta pelo consumidor”, diz Eliete. “Com ações de formação continuada, como a que promovemos, visamos aprimorar as etapas de atendimento, conciliação, fiscalização e, assim, assegurar mais celeridade e resolutividade”.

Para o servidor do setor de atendimento, Guilherme Vilela de Oliveira, promover espaços de diálogo sobre as ferramentas utilizadas pelo Procon possibilita prover melhor orientação aos consumidores, sobre prazos e etapas aplicadas a sua demanda.

Procon atualiza servidores sobre uso de soluções digitais em processos

Francislaine Ruiz de Almeida, da equipe de assessoria técnica, complementa que a formação continuada promove um trabalho de excelência focado no consumidor. Ela também destaca que ao adotar soluções digitais o Procon possibilita ao servidor “evitar o uso do papel, avaliar melhor a documentação e ter a noção das fases percorridas pelo processo, como notificação, elaboração de multa ou se está para recurso”.

O secretário-executivo do Procon, Angelo Motti, ressalta ainda que as ferramentas em uso pela instituição estão em constante aprimoramento, visando assegurar a todos os sul-mato-grossenses a proteção, orientação e defesa de seus direitos com mediação justa, tratamento ético, respeitoso e inclusivo.

Kleber Clajus, Comunicação Procon/MS
Fotos: Kleber Clajus

Fonte: Governo MS