Servidores do Procon Mato Grosso do Sul participaram, nessa semana, de qualificação para o uso de ferramentas digitais durante todo o processo administrativo realizado pela instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos). A ação foi conduzida pela Escola do Consumidor.
O Sistema E-Procon, com os módulos Papel Zero e Horus, teve suas funcionalidades detalhadas pela advogada e assessora técnica do Procon, Eliete Joerke. “Hoje nosso atendimento é digital e deve ser visto como um processo único, que precisa estar alinhado entre todos os setores”.
Da abertura de uma reclamação a eventual aplicação de uma multa, os dados apresentados pelo consumidor transitam no Papel Zero. Já os processos físicos, assim que digitalizados, ficam listados no Horus, para consulta e tratamento da demanda. O sistema E-Procon vem sendo aprimorado desde julho de 2022.
“A tecnologia nos permite consultar quantos processos aguardam julgamento administrativo, quais deles geraram acordo e o andamento da reclamação aberta pelo consumidor”, diz Eliete. “Com ações de formação continuada, como a que promovemos, visamos aprimorar as etapas de atendimento, conciliação, fiscalização e, assim, assegurar mais celeridade e resolutividade”.
Para o servidor do setor de atendimento, Guilherme Vilela de Oliveira, promover espaços de diálogo sobre as ferramentas utilizadas pelo Procon possibilita prover melhor orientação aos consumidores, sobre prazos e etapas aplicadas a sua demanda.
Francislaine Ruiz de Almeida, da equipe de assessoria técnica, complementa que a formação continuada promove um trabalho de excelência focado no consumidor. Ela também destaca que ao adotar soluções digitais o Procon possibilita ao servidor “evitar o uso do papel, avaliar melhor a documentação e ter a noção das fases percorridas pelo processo, como notificação, elaboração de multa ou se está para recurso”.
O secretário-executivo do Procon, Angelo Motti, ressalta ainda que as ferramentas em uso pela instituição estão em constante aprimoramento, visando assegurar a todos os sul-mato-grossenses a proteção, orientação e defesa de seus direitos com mediação justa, tratamento ético, respeitoso e inclusivo.
Kleber Clajus, Comunicação Procon/MS
Fotos: Kleber Clajus
Fonte: Governo MS