Uma equipe da Polícia Militar do 3° Grupamento da Polícia Militar de Sanga Puitã, em Ponta Porã (MS), foi acionada para atender a uma ocorrência de desaparecimento de pessoa na região sul da cidade.
O caso envolvia um idoso de 84 anos que havia se perdido durante o dia e foi encontrado nas proximidades da Escola Geni Marques por uma moradora local. Segundo a mulher, o idoso chegou à sua residência visivelmente debilitado, tremendo de frio, cansado e queixando-se de fortes dores nos joelhos. Ele não se recordava onde morava e falava apenas em guarani, o que dificultou a comunicação inicial.
Com o apoio da equipe policial, foi possível levantar algumas informações pessoais do idoso, mas nenhum dado sobre sua residência constava nos sistemas da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul nem da Polícia Nacional do Paraguai. Diante disso, os policiais decidiram buscar por informações em grupos de notícias e utilidade pública em redes sociais. A estratégia surtiu efeito: em um dos grupos de WhatsApp, os policiais encontraram uma publicação da família relatando o desaparecimento do idoso.
Em seguida, foi realizado contato com uma familiar, que confirmou a identidade do homem. A equipe policial então o conduziu em segurança até seus familiares, encerrando o caso de forma positiva.
A rápida ação da PM e o apoio da comunidade foram fundamentais para garantir a integridade e o retorno seguro do idoso ao convívio familiar.
Assessoria de Comunicação Social do 4° BPM/CPA 4