Debatendo temas importantes como a ampliação do Conexão Cidadã, que levou trailers a capitais brasileiras com o objetivo de atender a catadores e catadoras autônomos, o Comitê Interministerial para Inclusão Socioeconômica de Catadoras e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis (CIISC) reuniu representantes do governo federal e da sociedade civil na sua 7ª reunião ordinária, nesta terça-feira, 1º.
A ministra substituta da Secretaria-Geral da Presidência da República, Kelli Mafort, e a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, fizeram a abertura da reunião. Kelli Mafort fez questão de ressaltar o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar, feito ontem pelo presidente Lula, e do Plano Safra do Agro, hoje pela manhã. “O tema da agricultura e da sustentabilidade tem relação direta com a temática também dos catadores e catadoras, que se encontram, seja do ponto de vista do atendimento deste segmento tão importante na nossa sociedade, mas por vezes, vulnerabilizado, mas também com a questão ambiental, que une e atravessa todas essas dimensões”, afirmou.
A ministra Márcia Lopes convidou os catadores e catadoras para participarem das etapas da Conferência Nacional das Mulheres, que terá sua 5ª edição realizada neste ano. “Nós teremos, depois de 10 anos sem realização, a 5ª Conferência Nacional de Política para as Mulheres, e a presença de vocês é muito importante. Nós temos conferências municipais, conferências livres, conferências estaduais. A gente entende que vocês podem estar presentes de muitas formas, seja nos estados, nos municípios, realizando as Conferências Livres para chegar aqui na etapa Nacional”, declarou a ministra. A Conferência Nacional das Mulheres ocorrerá nos dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro.
A REUNIÃO – Na reunião do CIISC, os grupos de trabalho trataram do andamento das suas ações, entre elas:
- Aspectos Tributários para a Reciclagem Popular;
- Concessão de terrenos e imóveis públicos para galpões destinados às cooperativas de catadores e Programa de Habitação Popular para Catadoras e Catadores de materiais recicláveis;
- Destinação de Resíduos Sólidos Recicláveis por órgãos e entidades da Administração Pública Federal Direta e Indireta e Pagamento pelos Serviços de Coleta Seletiva nos Órgãos Públicos e Desfazimento;
- Programa Nacional de Investimento na Reciclagem Popular;
- Pesquisa Nacional sobre catadoras e catadores, suas organizações e a reciclagem;
- Importações de Resíduos Sólidos do CIISC.
Representantes de estatais, da Fundação Banco do Brasil, do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social, Ministérios das Cidades, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte e o Sebrae Nacional também tiveram espaço para apresentar informações sobre reciclagem na reunião.
Fonte: Secretaria-Geral