A diretora de Programas e Políticas de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, Carolinne Gomes, participou, na manhã desta quarta-feira (2), de audiência na Comissão do Esporte do Senado Federal, onde apresentou os avanços da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), principal mecanismo de fomento ao setor esportivo no país.
A LIE tem registrado crescimento expressivo nos últimos anos. Em 2022, foram 3.042 projetos aprovados. Em 2023, o número saltou para 5.883. Já em 2024, a LIE alcançou a marca de 6.664 projetos aprovados, um aumento de 781 em relação ao ano anterior. O destaque vai para os projetos de manifestação educacional, que somaram 3.506 iniciativas.
Durante sua fala, Carolinne reforçou o compromisso do ministério com a ampliação do acesso aos mecanismos de incentivo. “Estamos desenvolvendo um projeto de captação online para ajudar os proponentes e nos colocamos à disposição para sanar dúvidas. A Lei de Incentivo descentraliza o esporte e atende pessoas em situação de vulnerabilidade. Os projetos que chegam até nós alcançam todos os níveis da sociedade”.
Em relação à captação de recursos para o ciclo de 2025, já foram arrecadados R$ 143 milhões, distribuídos entre 843 projetos, com a participação de 1.367 incentivadores, entre pessoas físicas e jurídicas.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte