Alunos do 38º Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar, pertencentes ao Polo de Ensino de Ponta Porã, estão em fase de estágio operacional no município. A atividade faz parte da etapa final do curso e tem como objetivo proporcionar aos futuros policiais a vivência prática das rotinas do serviço ostensivo e preventivo nas ruas da cidade.
Durante o estágio, os alunos acompanham equipes da Rádio Patrulha, Força Tática, Trânsito e demais modalidades de policiamento, atuando em abordagens, fiscalizações, apoio em ocorrências e no contato direto com a comunidade. O estágio permite que os soldados em formação coloquem em prática os conhecimentos adquiridos ao longo dos últimos meses de instrução teórica e prática.
Segundo o comando do 4º Batalhão de Polícia Militar, Major QOPM Ryo Sato: “a presença dos alunos em campo reforça o efetivo nas ruas, contribuindo para o aumento da sensação de segurança da população. Além disso, o estágio é supervisionado por policiais experientes, garantindo que as ações sigam os protocolos técnicos e legais exigidos”.
O encerramento oficial do curso está previsto para o mês de agosto, quando será realizada a solenidade de formatura dos alunos que cumprirem com êxito todas as etapas da formação. A cerimônia marcará a incorporação de novos soldados à Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, prontos para servir e proteger a sociedade sul-mato-grossense.
Assessoria de Comunicação Social do 4° BPM/CPA 4