Suposto recibo de cabaré em Fortaleza com ‘tarifa Trump’ viraliza

Reprodução/Rede social

A polêmica chamou a atenção da imprensa internacional e reacendeu discussões sobre os efeitos da medida na economia brasileira.

Com o tarifaço anunciado por Donald Trump, está circulando nas redes sociais a imagem de um recibo de um cabaré de Fortaleza (CE), no qual consta a cobrança de uma taxa adicional de 50% a um suposto cliente norte-americano, em resposta à sobretaxa imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.

Segundo o jornal O Tempo, a imagem mostra uma nota fiscal com a observação: “Tarifa do Trump +50% – cliente americano”. A suposta brincadeira rapidamente ganhou repercussão e se tornou um dos assuntos mais comentados no X (antigo Twitter) nesta quinta-feira (10). Não há indícios de que o estabelecimento exista de fato ou de que tenha aplicado a cobrança, mas internautas reagiram com bom humor e elogiaram a “atitude”.

A viralização da imagem acontece em meio à tensão diplomática entre Brasil e EUA, após o anúncio da medida por Trump, feito na quarta-feira (09). A polêmica chamou a atenção da imprensa internacional e reacendeu discussões sobre os efeitos da medida na economia brasileira.

O valor aplicado no recibo fictício corresponde exatamente aos 50% anunciados pelo governo americano como sobretaxa sobre as importações do Brasil.

Em entrevista ao Jornal Nacional, também nesta quinta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que, se a medida entrar em vigor a partir de 1º de agosto, o Brasil poderá recorrer à Organização Mundial do Comércio. Lula também mencionou a possibilidade de aplicar a Lei da Reciprocidade contra os Estados Unidos.

O episódio gerou uma onda de memes e debates sobre os potenciais impactos econômicos da medida, misturando crítica política com o bom humor característico do brasileiro.

Fonte: Topmidianews