O Ministério de Minas e Energia (MME) promoveu, nessa segunda-feira (14/07), no âmbito do Programa Combustível do Futuro, o workshop CCS, CCUS e BECCS. O evento reuniu representantes do Governo Federal, da academia e do setor industrial para debater o papel das tecnologias de captura e armazenamento de carbono e de bioenergia com captura de carbono na transição energética do Brasil.
Na abertura do evento, o secretário Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis substituto, Renato Dutra, destacou a importância do encontro para consolidar o desenvolvimento dessas tecnologias no país. “A atividade de hoje é o pontapé inicial do subcomitê de CCS do Comitê Técnico Permanente do Combustível do Futuro (CTPCF), criado pela Resolução CNPE nº 12/2024 e que ficará responsável por propor o arcabouço infralegal sobre esses temas. Das atividades deste subcomitê vamos extrair contribuições de todas as instituições para iniciarmos o trabalho, que será uma entrega do MME e do Conselho Nacional de Política EnergéticaCNPE à sociedade brasileira”, afirmou.
O workshop marcou o lançamento do estudo The Low-Carbon Future of Brazil: Technological Solutions for Decarbonization, desenvolvido pelo Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa da USP, em parceria com a Universidade de Amsterdam. O relatório destacou o potencial de uso de CCS e BECCS em diferentes regiões, com possibilidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em mais de 80% nos locais analisados.
Os debates do workshop abordaram temas como regulação, planejamento energético, perspectivas de negócios e experiências internacionais com CCS, CCUS e BECCS. Participaram dos debates representantes dos ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC); Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA); e Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); além da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Petrobras, COPPE/UFRJ, IBP, TotalEnergies, CCS Brasil, FS Energia e Agroicone.
O evento faz parte da agenda do Combustível do Futuro, que integra as políticas do Governo Federal para promover uma transição energética justa, sustentável e alinhada aos compromissos climáticos internacionais do Brasil.
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn