O Ministério das Cidades compõe a delegação brasileira no Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável (HLPF) na Sede das Nações Unidas em Nova Iorque entre os dias 14 a 18 de julho. O HLPF é um Fórum anual das Nações Unidas para o acompanhamento da implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
O chefe da Assessoria Internacional do Ministério das Cidades, embaixador Antônio da Costa e Silva, destacou que a pasta tem a missão de garantir que os temas urbanos e as cidades estejam refletidas nas discussões do fórum, seguindo orientações diretas do ministro, Jader Filho. “Temos que amadurecer a interlocução com diversos atores internacionais para que a COP30 seja também uma COP das Cidades, não apenas das florestas, uma vez que 87% da população brasileira vive nas cidades e o mundo caminha para uma taxa de 68% até 2025″, apontou.
Ele ressalta outro ponto central do HLPF2025 – o foco na localização dos ODS com ênfase na ação local, na elaboração dos relatórios nacionais voluntários, governança multinível realçando a importância de um diálogo estruturado entre governos nacionais, regionais e locais para o avanço na Agenda 2030.
Segundo o coordenador da assessoria internacional da pasta e analista de infraestrutura, Ian Seixas, é evidente que as cidades enfrentam problemas comuns quando o assunto é dar respostas aos desafios postos pelas mudanças climáticas. “Garantir infraestrutura resiliente para serviços urbanos, formas de financiamento, adaptação e planejamento das cidades são temas transversais para as cidades de países em desenvolvimento”, afirmou. “Cada governo constrói soluções próprias para contornar as limitações financeiras. Trocar experiências é fundamental para avançarmos na Agenda 2030.”
Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: [email protected]
Fonte: Ministério das Cidades