O jovem atleta José Antônio Escobar, da equipe APEV – Atletismo de Ponta – Geração Novos Talentos, está prestes a enfrentar o maior desafio de sua carreira até agora: representar o Brasil no Campeonato Ibero-Americano Sub-18 de Atletismo, que acontece nos dias 19 e 20 de julho, em Assunção, no Paraguai.
Em fase final de preparação no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo, sede da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), em Bragança Paulista (SP), José carrega com orgulho o nome de Ponta Porã, de Mato Grosso do Sul e do projeto social que o revelou para o esporte.
“Vamos com tudo, José! O Brasil inteiro está contigo”, declarou o treinador Prof. Freddy Miranda, emocionado com a trajetória do atleta.
Com apenas 11 anos de idade, José deu seus primeiros passos no esporte pelo projeto Atletismo de Ponta – Geração Novos Talentos, uma iniciativa da Associação Pontaporanense Esporte é Vida (APEV)em parceria com a Prefeitura Municipal de Ponta Porã, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer. Criado em 2008, o projeto tem como missão identificar e formar jovens talentos do atletismo, e já revelou nomes que ganharam projeção nacional e internacional.
José Antônio também integra o Programa Bolsa Atleta Federal e recebe incentivo por meio da Bolsa Atleta Estadual, oferecida pela Fundesporte, o que reforça a importância das políticas públicas de apoio ao esporte de base.
A comunidade esportiva de Ponta Porã e todo o Brasil agora se unem em uma só torcida por José. A presença do atleta em uma competição internacional de alto nível é motivo de orgulho e uma demonstração concreta do impacto social e transformador do esporte. “Vamos juntos nessa corrente de apoio! Boa sorte, José Antônio!”